19 de janeiro de 2020

Inep encontra inconsistência em correção do Enem e estima "menos de 9 mil notas" erradas

MEC reconheceu o erro em correção do Enem (Foto: Divulgação)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, informou ontem que foram encontrados quatro casos de inconsistências na correção da segunda prova do exame, cujos resultados foram divulgados na ultima sexta-feira (17/01).

Devido ao erro, alguns alunos relataram nas redes sociais terem sido surpreendidos com notas baixas. Pelo Twitter, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que até segunda-feira, 20, o problema será resolvido e ninguém será prejudicado. Segundo ele, o alcance do problema é "muito baixo".

Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, em Brasília, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, explicou que o erro foi provocado pela gráfica responsável pela impressão da prova.

Segundo o presidente, o arquivo enviado pela empresa para a Cesgranrio e para a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsáveis pela aplicação da prova, provocou o problema. Dessa forma, no caso de quatro alunos, o gabarito não era da cor da prova feita pelo aluno, fato que provocou erro na correção.

Por outro lado, Lopes classificou o erro da gráfica como uma "falha administrativa de transmissão de informações", mas afastou a possibilidade de punição à empresa. "Situações, problemas, sempre podem acontecer. O que temos que ter primeiro é transparência", comentou.

Ele ainda se disse "bastante satisfeito" com o trabalho da gráfica e que não está avaliando uma punição com base no contrato. "Acho que não há problema nenhum", afirmou. "Fazer ilações sobre a capacidade técnica e gerencial de qualquer um dos parceiros seria leviano."

De acordo ele, cerca de 1% dos alunos que fizeram a prova pode ser atingido. "Nós encontramos até o momento quatro inconsistências de notas. Nós vamos corrigir e continuaremos durante todo o final de semana rodando nossa base de dados para identificar outros possíveis casos de inconsistências", afirmou.

Dos 5.095.388 inscritos no Enem ano passado, 3.709.809 fizeram a prova no segundo dia de aplicação. Anteriormente, ele havia citado um número inferior a 1% de candidatos com o problema. Até o momento, foram confirmados quatro candidatos em Viçosa (MG) com as notas trocadas, afirmou o dirigente. "Não há nenhum prejuízo concreto. Acho que não chega a nove mil pessoas", disse Lopes.

O que fazer se a sua nota do Enem estiver errada
A orientação do Inep é que os participantes que notaram alguma discrepância entre o número de acertos e a média da prova enviem o nome completo e número do CPF para o e-mail enem2019@inep.gov.br. Dessa forma, uma avaliação individual e manual da prova será realizada.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.