13 de janeiro de 2020

80 Anos de Mundim Soares


Raimundo Nogueira Soares, popularmente conhecido por Mundim Soares, filho de Joaquim Soares e Leocádia Nogueira, nasceu na Fazenda Serra Verde no Município de Caririaçu em 13 de janeiro de 1940, mas com apenas 8 anos de idade seus pais fixaram residência no Sítio Poças, onde cresceu e criou sua família.

Em 1962 casou com Maria Ferreira Soares, dessa união nasceram cinco filhos, as professoras Maria Delvani Soares e Maria Delvilene Soares, os empresários Joaquim Soares Neto (Delvamberto) e José Delvanilton Soares (Palito) e o advogado Raimundo Soares Filho (Delrisberto).

Mundim Soares tem 12 netos, são eles: Amanda, Willian, Wilianne, Alana, Willileysne, Matheus, Sauana, Juan, Savio, Letícia, Marcelo e Raimundo Neto e três bisnetos, Wendell, Raissa e João Victor.

Além da atividade rural, que ainda mantém nos dias atuais Mundim Soares foi motorista, encanador e eletricista. Foi um dos primeiros funcionários da extinta CELCA (Companhia de Eletricidade do Cariri) e por 25 anos trabalhou na COELCE (Companhia Energética do Ceará), onde foi aposentado sem nenhum acidente de trabalho registrado.

Mundim Soares também foi da primeira turma de concludentes do ginasial (primeiro grau) do antigo Centro Educacional Joaquim Rufino, escola mantida pela Fundação Furtado Leite em Altaneira.

Vereador por 16 anos, Mundim Soares foi presidente da Câmara Municipal de Altaneira por três mandatos e ainda foi presidente da Assembleia Municipal Constituinte que elaborou a Lei Orgânica do Município em 1990.

Em 1992 foi eleito vice-prefeito ao lado do empresário pernambucano Edinaldo de Farias Souto, mais conhecido por Mago. Em 1996 assumiu o comando do Município de Altaneira em duas ocasiões.

Mundim Soares orgulha-se que desde a campanha pela emancipação política de Altaneira perdeu apenas uma eleição em 2008, mas no pleito seguinte (2011) ajudou a eleger seu filho Delvamberto com a maior votação da história política de Altaneira.

Apesar de ter participado de todos os pleitos eleitorais em Altaneira, aos 80 anos, Mundim Soares diz que ficaria feliz se nenhum parente seu disputasse eleições.

Uma grandiosa festa estava sendo organizada para comemorar os 80 anos de Mundim Soares, mas foi cancelada a pedido do aniversariante.

Leia também:



Um comentário:

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.