22 de janeiro de 2020

Prognóstico da FUNCEME aponta chance de chuvas acima da média no Ceará

Eduardo Sávio Matins, presidente da Funceme, anunciou o prognóstico para 2020 (Foto: Marcos Studart)
A quadra chuvosa no Ceará deste ano promete começar bastante positiva principalmente em relação aos três primeiros meses: fevereiro, março e abril. Segundo Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o prognóstico indica 45% de probabilidade de chuvas acima da média nesse período.

Os dados foram divulgados durante entrevista coletiva realizada pelo órgão na manhã de ontem (21/01). O número é resultado da análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de Meteorologia do Brasil.

De forma geral, a pesquisa apontou o seguinte prognóstico climático para o trimestre fevereiro, março e abril de 2020 no estado do Ceará:  45% de probabilidade para a categoria acima da normal, 35% para a categoria em torno da normal e 20% para a categoria abaixo da normal. Ou seja, há mais chance de chover acima da média no estado do que as outras categorias.

Os modelos indicam, no entanto, uma tendência de redução das chuvas ao longo da estação chuvosa.

Importante ressaltar, também, a presença de um gradiente de chuvas norte-sul, esperando-se, na região sul do estado, menores anomalias de chuva no trimestre fevereiro, março e abril de 2020.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM)

O campo de anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) mostra, em dezembro, no oceano Pacífico equatorial central e leste, predomínio de condições de neutralidade. O índice ONI (Oceanic Niño Index do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos), do período outubro, novembro e dezembro (OND) de 2019, é de +0,5° C.

No oceano Atlântico tropical sul, observam-se áreas aquecidas próximo à costa da África, e TSM em torno da média no Atlântico tropical norte. Os modelos de previsão de TSM, rodados em janeiro de 2020, indicam, para o trimestre fevereiro, março e abril (FMA) de 2020, tendência de neutralidade das condições do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (Enos) no oceano Pacífico equatorial e manutenção de condições de aquecimento no Atlântico tropical sul.

Nas últimas semanas, nota-se expansão das áreas com águas aquecidas atingindo toda a bacia tropical do oceano Atlântico. Os ventos alísios de nordeste, no Atlântico tropical, têm se mostrado um pouco mais enfraquecidos, o que pode prejudicar o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para latitudes mais ao sul, mantendo a localizada próxima ao norte da região Nordeste.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.