5 de janeiro de 2020

Para novo procurador geral de Justiça, Eleições serão enorme desafio

Manuel Pinheiro, toma posse hoje como Procurador Geral de Justiça do Ceará (Foto: Júlio Caesar)
Indicado pelo governador Camilo Santana (PT) para a Procuradoria-Geral de Justiça do Ceará, o promotor de Justiça Manuel Pinheiro recebeu a equipe do jornal O POVO no gabinete que, a partir de amanhã, será oficialmente dele pelos próximos dois anos. Pinheiro foi quem obteve mais votos (262) em lista tríplice também figurada pela Procuradora Vanja Fontenele e pelo promotor Nestor Cabral.

O futuro procurador ressalta que, para o órgão, os últimos trinta anos foram de dificuldades estruturais e de pessoal, o que ainda se reflete nos dias presentes, mesmo que depois da gestão de Plácido Rios - a qual considera boa.

É em função deste cenário interno que o novo chefe do MP do Ceará projeta dificuldades no processo de fiscalização das eleições municipais deste ano, sobretudo no Interior.

Também julga que o pacote anticrime é componente a mais na fila de obstáculos, já que vigora a partir do próximo dia 23, sem tempo necessário para planejar a melhor readequação da estrutura.

Apesar disso, Pinheiro revelou planos para a gestão, como a criação de uma sede para todas as promotorias, no Cambeba, que pretende dar início.

Sobre as eleições municipais o novo PGJ afirmou que o Ministério Público tem uma atuação maior em comparação com as eleições gerais de dois anos atrás, uma que a função não é apenas fiscalizadora, mas, como autor das ações que combatem corrupção eleitoral, abuso do poder econômico, do poder político.

“Temos uma equipe de promotores experientes, que já trabalharam em outras eleições. Infelizmente, o quadro de membros no Interior está bastante desfalcado. Nós temos promotores trabalhando em três, quatro comarcas, isso vai dificultar a fiscalização no período eleitoral”.

Lembrou também que o Ministério Público tem que ter muita maturidade para entender que a notícia de crime muitas vezes não são verdadeiras, são até armadilhas eleitorais.

“Então, é um enorme desafio que temos pela frente, nós estamos ai até outubro com esse desafio de, junto com a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), dar as condições para que promotores que já estão no Interior e aqueles que irão mais próximo da eleição possam fiscalizar de forma mais efetiva também os recursos eleitorais para que sejam aplicados de forma correta, isso vai ser verificado na prestação de contas, e também para coibir financiamento eleitoral clandestino, das fontes que são proibidas”.


Manuel Pinheiro toma posse hoje às 18 horas, no auditório da nova sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) do Ceará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.