10 de janeiro de 2020

Partidos se mobilizam em busca de reeleições


Com o intuito de se manter nas prefeituras nas quais ocupam atualmente o poder, partidos políticos se mobilizam nas articulações das recandidaturas dos atuais gestores. Tudo para, nas urnas, obter o recall positivo diante do eleitorado. 

As legendas correm contra o tempo para arregimentar atuais prefeitos para suas fileiras, visto que, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elas têm até 3 de abril para registrar os novos filiados para a eleição de outubro. Além disso, os partidos fazem as contas da quantidade de municípios em que buscarão seguir no poder por mais quatro anos de mandato.

Segundo o presidente do PT no Ceará, Antônio Filho, o Conin, o partido vai tentar a renovação de mandato de todos os sete candidatos aptos a reeleição. O intuito também é manter as 14 prefeituras geridas pela legenda atualmente e conquistar lideranças em outros municípios. "Nós estamos trabalhando para reeleger todos os atuais. O povo já viu como o PT governa e agora isso está nos favorecendo", destaca.

Entre os nomes cotados do PT para reeleições estão os dos prefeitos Afonso Tavares (Abaiara), Dariomar Soares (Altaneira), Antônio Saldanha (Barreira) e Ilário Marques (Quixadá). Segundo Conin, outra estratégia do partido é recuperar os municípios já governados em outras épocas, o que inclui grandes colégios eleitorais. "Vamos disputar municípios importantes geopoliticamente, como é o caso de Iguatu, onde vamos filiar a ex-deputada estadual Mirian Sobreira; Morada Nova, onde já governamos; e Crateús, onde a mais cotada é a vereadora Janaína Farias", complementa.

Para o presidente do PSDB no Ceará, o ex-senador Luiz Pontes, até o momento, a legenda garante a pretensão de colocar na disputa seis dos 12 prefeitos aptos a recandidatura. Dentre alguns estão os prefeitos João Muniz (Cruz), Luiz Claudenilton (Deputado Irapuan Pinheiro), Francisco César (Horizonte) e João Barroso (Itapipoca).

"Os que estão aptos vamos tentar reeleição. Vamos procurar o maior número possível de recandidaturas e lançar nomes nos principais municípios, como Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza", revela, acrescentando que o intuito principal é reunir candidaturas "realmente alinhadas" ao pensamento do partido.

"Infelizmente, acontece que o prefeito se elege e vai atrás do poder, por isso estamos procurando prefeitos que se mantenham próximos, estamos trabalhando muito nesse sentido", ressalta. Ele afirma buscar uma renovação de chefes do executivo municipal. "O que tem no Interior é uma safra que não é boa. Nós queremos discutir nesses municípios qual é o nome mais viável que poderíamos consolidar", completa.

Partido com o maior número de prefeituras no Ceará (51), o PDT projeta ter atualmente 35 pré-candidatos para eleições majoritárias em outubro. No entanto, a sigla não informou quantos destes são para reeleições. Recentemente, o partido liderado pelos Ferreira Gomes, trouxe o senador licenciado Cid Gomes para o seu comando estadual. O intuito — pelo menos o declarado publicamente —, é trazer a força política do ex-governador para abocanhar o maior número possível de prefeituras no Interior.

Quem também recentemente fez movimento de ofensiva foi o PSD. O partido liderado pelo clã de Domingos Filho, Domingos Neto e Patrícia Aguiar trouxe para si prefeitos de municípios estratégicos, como Caucaia (Naumi Amorim) e Pacatuba (Carlomano Marques). O objetivo é manter e ampliar as atuais 22 prefeituras geridas pelo partido.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.