6 de novembro de 2021

Em visita ao Ceará, Doria critica Lula e Bolsonaro e diz que "PSDB não tem dono"

 

Doria reuniu deputados tucanos do Ceará e o ex-governador Lúcio Alcântara (Foto: Bárbara Moira)

Em visita ao Ceará ontem (05/11) o governador de São Paulo João Doria, que disputa as prévias tucanas, fez críticas ao ex-presidente Lula (PT) e ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que a terceira via pode crescer na corrida eleitoral e disse que o "PSDB não tem dono". 

Questionado sobre as estratégias que deve adotar para conquistar apoios do tucanato cearense, já que o diretório estadual da sigla está alinhado com o governador Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), adversário nas prévias, Doria respondeu que "a democracia pressupõe que haja o contraditório" e que "só há unidade em regimes autoritários, em que um manda e o outro obedece".

O tucano acrescentou: "O PSDB é um partido sem dono. Respeito a posição manifestada pelo senador Tasso Jereissati, mas respeito também a posição dos parlamentares que aqui estão e manifestam posição diferente. Eles nos apoiam, estão do nosso lado e votarão no próximo dia 21 nas prévias".

Ao lado de Doria, estavam os deputados estaduais Nelinho e Fernanda Pessoa, o federal Danilo Forte, o ex-governador Lúcio Alcântara e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa - que já declarou apoio a Leite, mas compareceu ao evento.

A agenda no Ceará, segundo Doria, foi um convite de Forte após articulações do vice-governador de São Paulo, que teria ligado para o deputado cearense e demonstrado interesse na visita.

"Vivemos em um estado em que a política é muito difícil de ser feita. Se Doria está rodando o Brasil inteiro, por que não irá ao Ceará? Acho importante ele vir para fazer um debate, colocar a posição dele, diante disso o partido ouvir e tomar decisão", reforçou o deputado, complementando: "E aqui está o governador Doria. O senhor é muito bem-vindo, o Ceará é um estado democrático".

Forte disse ainda que "o PSDB não pode viver numa redoma, esquecido, isolado do mundo" e que "se os outros candidatos aqui vierem terão também a liberdade e nosso compromisso de participação para discutir as ideias".

O deputado garantiu também que Doria "encontrará em mim sempre um parceiro no fortalecimento das instituições partidárias" e, de passagem, elogiou Tasso "como a maior liderança do PSDB no Ceará", de quem cobrou presença no evento - Forte informou que o senador o havia procurado, por telefone, dois dias antes.

Durante suas falas, Doria revelou ter conversado com o senador na véspera da chegada ao Ceará. O governador, porém, não chegou a dizer se havia convidado o colega de partido para a agenda.

Licenciado do mandato, Tasso tem feito viagens ao lado de Leite na campanha das prévias. O gaúcho deve cumprir roteiro no Ceará na semana que antecede o primeiro turno da eleição na sigla, marcado para 21 de novembro.

Cotado como presidenciável do PSDB, Doria dividiu-se entre ataques a Lula e Bolsonaro, a quem tratou da mesma maneira. "Quem faz rachadinha é ladrão, quem admite roubar dinheiro público para perpetuar-se no poder é ladrão", afirmou o tucano.

Sobre as possibilidades de crescimento da terceira via eleitoral, na qual ele diz se incluir, Doria declarou que existem duas candidaturas fortes, mas há "52% dos brasileiros neste momento que ainda não têm candidato a presidente".

"E aí está a boa oportunidade da chamada terceira via, talvez até a melhor via, alguém que entusiasme os brasileiros", projetou o governador.

De Fortaleza, Doria segue hoje para a Bahia, onde completa circuito de viagens pelo Nordeste. O Ceará foi o sexto estado percorrido pelo tucano, que tenta se viabilizar internamente para ser escolhido representante da sigla na corrida pelo Planalto.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Presidente do PSDB defende redução de candidaturas de centro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.