15 de novembro de 2021

Passaporte de vacinação é obrigatório para eventos, bares e restaurantes no Ceará

O governador Camilo Santana apresentou o Passaporte da Vacina através de transmissão via redes sociais (Foto: Carlos Gibaja)

A partir de hoje (15/11) é obrigatória a apresentação do Passaporte da Vacina para ingresso em restaurantes, bares e eventos em todo o Ceará. O próprio governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a medida na tarde do último sábado (12/11) através de transmissão via redes sociais. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

“O comitê tomou uma decisão, e nós estamos, de forma oficial, implementando a exigência do Passaporte da Vacina para o ingresso, no Ceará, em restaurantes, bares e eventos em geral. Inclusive, não haverá mais restrição de horários em bares e restaurantes, mas com a exigência do comprovante de vacinação. Estivemos no exterior e era um protocolo comum a exigência desse documento para entrar em um restaurante, em um bar de um hotel, teria de comprovar a sua vacinação. Se está no ciclo vacinal de duas doses, comprove o esquema vacinal completo. E estamos implementando essa exigência com o único objetivo de proteger a população”, explicou o governador do Ceará.

O comitê que discute o panorama para deliberação sobre os decretos é formado por cientistas, profissionais de saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa do Ceará, Ministérios Públicos Estadual e Federal, além de representantes do Executivo e de outras instituições.

“Estamos olhando para os dados dos outros países, e aprendemos que em todos os locais onde há mais surtos, mais mortos, e aumento nos índices de Covid são de pessoas não vacinadas”, aponta Marcos Gadelha.

Camilo Santana ressaltou que os números seguem muito favoráveis, mas, apesar da baixa positividade e baixa transmissão, a pandemia não acabou. 

“As pessoas que estão contraindo o vírus, e que estão tendo sintomas graves e precisando de internação, em grande maioria são aqueles que não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal. Isso demonstra a importância de você se vacinar. Aliás, quando a pessoa não se vacina, ela está comprometendo a sua vida individual, colocando ela mesma em risco, e compromete também a saúde do próximo, seja o seu familiar, o seu amigo de trabalho. Por isso é fundamental que toda a população que ainda não se vacinou, ou não tomou a segunda dose, procure uma unidade de vacinação e se vacine”, reforçou.

Para comprovar a tomada da vacina e acessar bares, restaurantes e eventos no Ceará, basta apresentar o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19. Para isso, é necessário acessar o aplicativo Ceará App, que está em pleno funcionamento para sistema iOS e em implementação gradual para Android. Também é possível emitir o documento pela página ConecteSUS. Por esses canais, a partir de dados do CPF, é possível acessar e baixar o documento.

Com informações Assessoria de Comunicação do Governo do Ceará

Clique aqui para baixar o aplicativo do ConectaSUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.