6 de junho de 2011

Associação Cultural Grupo Furdunço – ACGFA. Você conhece?

Elison Laurentino
 - foto João Paulo
Por duas vezes consecutivas os vereadores debateram concessão de apoio financeiro a Associação Cultural Grupo Furdunço – ACGFA pelo Governo Municipal.

Foi a primeira vez que ouvi falar na entidade. O vereador Professor Adeilton informou que a Associação existe há alguns anos.

Decidi fazer uma pesquisa no Google, mas nada apareceu em nome da entidade. Consultei outros portais de busca (Yahoo, Bing, MyStart e Plusnetwork), mas nada aparece em nome da Associação Cultural Grupo Furdunço – ACGFA, nem mesmo o Blog oficial do Furdunço, faz qualquer menção a entidade. A entidade também não aparece em nenhuma outra mídia social.

Na última Sessão da Câmara Municipal de Altaneira o Sr. Elison Laurentino, da cidade de Nova Olinda, usou a Tribuna da Câmara para pedi apoio dos vereadores.

Segundo informações levantadas pelo Blog da Câmara o valor total do projeto do ano passado que cobria as despesas com apresentações, coreógrafos, bolsas para os dançantes, transportes, dentre outras, foi de R$ 69.000,00 (sessenta e nove mil reais).

Não ficou claro se esses recursos foram transferidos na sua totalidade pelo Município, mas um fato é certo esta entidade jamais apresentou prestação de contas junto ao Legislativo Municipal.

O Vereador Flavio Correia lembrou que a Fundação ARCA tem relevante serviços prestados na cidade, tem reconhecimento até fora do Estado, mas nunca recebeu nenhum recurso da municipalidade. Ele defendeu que as entidades recebam tratamento igual da administração municipal.

Sou favorável ao apoio do Município ao Grupo Furdunço, mas também gostaria de saber que são os diretores desta entidade e as razões pela qual ficou no anonimato por tanto tempo.

Seria interessante também os diretores desta entidade apresentassem prestação de contas dos recursos arrecadados, para que não restem nenhuma dúvida quanto a sua aplicação.

Mais interessante seria também se os diretores da entidade se apresentassem para que de fato tomássemos conhecimento real da Associação Cultural Grupo Furdunço – ACGFA.

8 comentários:

  1. Concordo Plenamente. È Sabido que uma das ferramentas que comprovam a existência de qualquer Instituição é, sem dúvida Prestação de Contas. Ademais permite que fiquemos conhecendo todas as ações realizadas. Quanto a indagação, vale mencionar que já tinha ouvido falar, ainda assim nada que viesse a comprovar de fato a sua existência.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Nicolau. Sabemos também que nunca se ouviu dizer que alguém a não ser os que dançam no FURDUNÇO fizesse parte dessa Associação. E de dinheiro muito pior!

    ResponderExcluir
  3. Nobre Jurista...

    Existem algumas informações que lhe foram repassadas erradas...
    Eu não falei que a Associação Cultural Grupo Furdunço existe há alguns anos, como também não afirmei que a tal Entidade tinha recebido R$ 69.000,00.

    A Associação existe a menos de um ano e nunca recebeu recursos de nenhuma administração. Todos os gastos feitos pela administração anterior foram com o Grupo Furdunço e não repassados para Associação. O único fundo que eles estão administrando, atualmente, são os valores arrecadados em 2010 pelas conquistas em diversos festivais. O que torna desnecessário apresentarem prestação de contas do exercício de 2010, pois tal Entidade não recebeu nenhum patrocínio ou incentivo. Vale salientar ainda que, a maioria dos prêmios conquistados em 2010 só foram pagos em 2011.

    E tenho convicção que o Furdunço não ira receber incentivo algum por parte dos gestores que estão a frente dessa Administração de Plantão.


    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Triste e lamentável!

    Bem.. Meu nome é João Sou coreógrafo, e trabalho com o mundo Junino a mais de 11 anos.

    Pra quem conhece um pouco de Cultura do Cariri, e principalmente do Quesito - QUADRILHA na região, sem duvidas nenhuma Conhece o Grupo Arraiá do Furdunço, que através de muita luta, conquistaram a tão sonhada possibilidade de se tornar ASSOCIAÇÃO, Fato este que muitos outros grupos da região tentam a anos, e infelizmente não conseguem!

    O Arraiá do Furdunço, como assim era chamado antes de se tornar associação (menos de 1 ano), foi e é um dos grandes modelos de Grupos Juninos da região, e de todo o Interior do Estado.
    Esse nome traz consigo um respeito muito grande, e conseguiu de forma sincera e humilde, levar o nome da cidade de Altaneira aos mais altos Pódios de Ceará a fora.
    Durante muitos anos, eu no meu papel de coreógrafo e produtor Junino, tenho visto muitos grupos BONS, acabarem. Fato este que é refletido pelo simples fato de não ter APOIO ou incentivo. Isso me deixar muito triste, saber que grande grupos e grandes Nomes do Nosso São João, estão sendo esfacelados por perseguições políticas, ou simplesmente pelo desinteresse dos administradores Municipais em apoiar o Movimento Junino. Fato esse que condena a propagação da Cultura em nossa região!

    Queria deixar aqui, minha admiração por esse grupo, que tão bem representa a região do CARIRI fora, e tão bem Mostra com orgulho o nome da sua Cidade de Altaneira.

    Com relação a valores, citados anteriormente nessa materia, são valores considerados normais, perto dos 70 milhões de reais que o Movimento Junino circula dentro do nosso estado!

    Não quero ver, mais um grande Grupo simplesmente perder seu brilho por irresponsabilidade de administradores Públicos, o Apoio é indispensável! Pois hoje pra fazer um São João com qualidade e com a garra que o Furdunço faz, todo investimento sem duvidas nenhuma é necessário.

    Associação Cultural Grupo Furdunço – ACGFA. - O São João do Ceará te espera linda como sempre!

    Vamos Unir forças contra essas pessoas que torcem contra o movimento Junino!

    Vivaa São Joãoooooo!

    ResponderExcluir
  5. Acredito que uma associação, como esta em discussão, tem que sobreviver em meio a sociedade de forma independente, para que assim possa cumprir o seu papel de não só participar de festejos juninos, mas de formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de interpretar a realidade junina tal como ela é.

    O que se vê em muitos grupos juninos é uma certa quantia de jovens a procura de "diversão" e não da propagação da nossa cultura (claro que não se pode considerar todos os grupos.

    Recentemente a secretaria de cultura do estado do ceará divulgou o resultado do edital ceara junino 2011 onde vários municípios do estado concorriam ao financiamento dos festejos juninos (festival de quadrilha) e do financiamento do grupo junino. na região do cariri as cidades que ganharam o edital foram Assaré e Barbalha.

    Vale ressaltar que não consegui encontrar o nome de altaneira nos resultados.

    ResponderExcluir
  6. Esclarecendo!

    Concordo completamente, quando se enfatiza o fato de viver Cultura não só na época Junina.

    Esclarecendo FATOS...

    O fato de não encontrar o nome da Cidade de Altaneira, na lista que foi publicada pela SECULT, afirma-se 2 possíveis fatos.

    1- A Prefeitura (como responsável maior pelos Festejos Juninos nas cidades ), deve não enviado projeto para disputar o edital.

    2- Mesmo que tenha enviado, talvez não tenha sido classificado, ou classificáveis no resultado da seleção do projeto.


    OBS: Vale ressaltar que os resultados para Incentivo a Grupos Juninos ainda não saiu, isso prejudica de forma complexa aos grupos que estão sem estrutura financeira para a temporada de 2011.

    Com relação aos Jovens procurarem diversão etc. etc... O que acho interessante é que, pouco se ver os Jovens Participarem ou simplesmente terem o direito de políticas publicas que os atinjam de forma direta, os grupos Juninos em sua grande maioria, proporciona esse crescimento sócio-cultural para os seus integrantes. O Arraiá do Furdunço por sua vez, mostra que essas políticas são aplicadas de forma transparente. Basta conversar com algum jovem que participa ou até mesmo que já foi integrante do grupo, para se notar o quanto o mesmo cresceu com um Perfil de Cidadão correto e o quanto o Grupo o ajudou a formalizar-se como Cidadão.

    Mais uma vez fica aqui minha admiração por esse grupo que mesmo com a dificuldade e lutando contra a irresponsabilidade de Administradores Públicos, se coloca firme em manter o seu papel sócio-cultura diante a Sociedade Altaneirense.

    Vivaaa São Joãooo !

    ResponderExcluir
  7. Eu sou do Arraiá do Patativa,e somos concorrentes do Arraiá do Furdunço, meu nome é Eugênio Oliveira.
    É lamentável a falta de sensibilidade dos gestores atuais de Altaneira quanto os verdadeiros embaixadores da cultura altaneirense.
    Sou testemunha das grandes atuações do Grupo Furdunço e sei que Altaneira hoje é conhecida em todas regiões do Ceará, graças ao Furdunço.
    Seria muito bom eu elogiar a atual administração municipal pelo não apoio financeiro ao Grupo, pois seria mais um concorrente que não atrapalharia a caminhada da nossa quadrilha, entretanto estou solidário a Quadrilha, pois entendo da sua importância pra nossa região e para o Estado do Ceará.
    Quanto a institucionalização da Associação só aconteceu em 2010, em virtude da necessidade de grupo participar em Editais do Ministério da Cultura e também da Secult-CE, porém o Grupo tem reconhecimento extraordináro no Nordeste Brasileiro e Nacional, pois o mesmo representou o nosso Estado no Festival Nacional e obteve o segundo lugar em pontuação, o que nos deixa orgulhosos enquanto carirense, já que nenhum grupo alcançou tal feito.
    É importante salientar que ONG's tem seus nomes de fantasias e a Associação optou pelo nome Furdunço, pois já tinha o seu nome escrito na história Cultural do Brasil.
    Não podemos permitir que a querida Altaneira seja vista como o Município que "já teve", pois erramos muito em não valorizar os verdadeiros fazedores e sabedores da cultura, assim com também não podemos permitir que ARCA não tenha apoio da administração pública.
    Congratulando com o Grupo Furdunço e quero mostrar a minha indignação daqueles que se acham donos do poder.
    Ao Grupo Furdunço o meu respeito e acreditem na competência de vocês, pois sem dúvida nenhuma vocês estarão dando lições de história e de democracia nesses que acreditam que são os donos da verdade, pois a hipocrisia é a prática daqueles que não sabem o que dizem e que fazem.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente...
    Fico triste com essa falta de apoio ao FURDUNÇO.
    Não porque sou furdunceiro doente e sim porque conheço a história do grupo. Muitos invejam o FURDUNÇO pela sua trajetória desde o início até os dias de hoje. São derrotas e conquistas que mostram como o altaneirense sabe batalhar.
    Hoje moro na Paraíba e isso impediu que eu estivesse presente nessa batalha que o FURDUNÇO enfrenta, mas posso dizer que hoje em dia, em muitas cidades, Altaneira é conhecida como "A cidade do FURDUNÇO" e não é por menos, o Arraiá levou a cara do povo de Altaneira por onde passou e o colocou por várias vezes no lugar mais alto do pódio.
    Mostro aqui onde moro, que Altaneira tem cultura, falo da ARCA, da Capoeira e mostro o FURDUNÇO, todos elogiam a cidade e querem visitar pra ver isso de perto. Mas como podemos continuar mostrando essa cultura rica que temos se estão tentando bater de frente com esses grupos?

    Altaneira não precisa de picuinhas, precisa mesmo é de incentivo para que possamos levar o seu nome a lugares que ainda não o conhecem.

    Acredito na volta por cima do FURDUNÇO e ele tem que se superar, porque muitas crianças que veremos dançando quadrilha no festival de Altaneira, sonham em um dia dançar no ARRAIÁ DO FURDUNÇO, assim como eu sonhei um dia. Até porque não é a primeira barreira que o grupo enfrenta ou a última.

    FURDUNÇO, FURDUNÇO, FURDUNÇOOOOOOOOOOO!
    "Sou furdunceiro de Altaneira-Ceará!"
    Viva a cultura nordestina!!!

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.