4 de junho de 2011

Lixo Hospitalar tem destino correto em Altaneira

Caminhão fez a primeira coleta em Altaneira
A Secretaria de Saúde de Altaneira contratou uma empresa para gerenciar a coleta e destinação final dos resíduos do Hospital Municipal Euclides Nogueira Santana e dos postos de saúde do Município, bem como dos medicamentos apreendidos pela vigilância sanitária, por encontrarem-se vencidos, danificados ou considerados impróprios assim ao consumo humano.

A empresa contratada possui unidade operacional localizada na cidade de Juazeiro do Norte e sua unidade está devidamente licenciada pela SEMACE para atuar no ramo.

O lixo hospitalar e medicamentos vencidos, que nas gestões anteriores eram despejados no lixão, agora serão devidamente tratados e incinerados, pela empresa contratada.
Lixão em Altaneira
Desde o mês de março de 2011, por determinação do Secretário Municipal de Saúde, Dariomar Soares, o lixo hospitalar estava sendo acondicionando em um local separado e isolado, para evitar qualquer contaminação, aguardando a finalização do processo de contratação da empresa para gerenciar o lixo.

Lixo hospitalar era jogado no lixão em Altaneira
Uma das primeiras providências do Secretário de Saúde foi proibir que o lixo hospitalar coletado fosse jogado no Lixão.

A empresa contratada realizou a primeira coleta em Altaneira, nesta sexta-feira (03/06) conduzindo o material até a sua sede para serem incinerados.

Incineração do lixo hospitalar é considerada a melhor alternativa de tratamento de resíduos sólidos, uma vez reduz drasticamente o volume de resíduo, sobrando apenas uma pequena quantidade de cinzas.
Lixo é armazenado para coleta pela empresa
A incineração do lixo hospitalar é um processo simples apesar de crítico quanto ao cumprimento dos procedimentos operacionais.

No lixo hospitalar pode-se encontrar substâncias perigosas como: acetona, metanol, xileno, metais tóxicos provenientes de baterias retiradas de equipamentos eletrônicos.  Alguns metais pesados são extremamente tóxicos para o ser humano e exigem tratamento especial.
Secretário Dariomar recepciona os novos parceiros em Altaneira
“Parece pouco mais foi dado um grande passo em relação aos problemas deixados por administrações passadas e herdados pela atual administração, com relação ao lixo no nosso município. Não mais será jogado a céu aberto o lixo hospitalar de altaneira” disse o Secretário Dariomar.

Com informações Claudio Gonçalves Blog Ponto-Chave

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.