9 de junho de 2011

Vasco segura pressão do Coritiba, perde o jogo, mas fatura o título da Copa do Brasil

Poster da UOL para celebrar título inédito do Vasco
O Vasco é campeão da Copa do Brasil. Mesmo com a derrota por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, a equipe cruzmaltina faturou o título inédito da competição e o seu quinto em nível nacional (quatro brasileiros). Alecsandro e Eder Luís fizeram os gols dos cariocas, enquanto Bill, Davi e Willian marcaram para os paranaenses.

Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, em São Januário, o Vasco, apesar da partida nervosa e da pressão do time da casa, em nenhum momento ficou sem o título durante a partida no Couto Pereira.

Alecsandro abriu o placar, o Coritiba virou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Eder Luis empatou, Willian ainda marcou o terceiro dos paranaenses, mas faltava o quarto que não saiu.

Na sua campanha vitoriosa na edição 2011 da Copa do Brasil, o Vasco disputou um total de 11 partidas (a equipe conseguiu eliminar o jogo de volta contra o Comercial-MS, pela primeira fase da competição), somando cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota até o título inédito desta quinta-feira.

Com a conquista, o Vasco, além de aumentar sua sala de troféus, é o primeiro representante do país na Copa Libertadores da América de 2012. O Cruzmaltino, campeão em 1998, já disputou sete edições da principal competição sul-americana, sendo que a última aconteceu em 2001 (eliminado nas quartas de final).

O jogo
Precisando vencer, no mínimo, por dois gols de diferença, o Coritiba, empurrado pela sua torcida, começou a partida pressionando. Porém, aos 12 minutos, na primeira investida do Vasco, Alecsandro colocou os cariocas em vantagem.

Com o placar adverso, o Coritiba teria que vencer por 3 a 1 para ser campeão. O gol mexeu com o time e, paralelamente, acomodou o Vasco. Aos 27, Marcelo Oliveira tirou Marcos Paulo e colocou Leonardo, deixando os paranaenses mais ofensivos. Por pura coincidência, dois minutos depois, Bill empatou. No fim do primeiro tempo, aos 44, Davi virou a partida.

Na etapa final, o Coritiba voltou para o “tudo ou nada”, mas foi o Vasco, com Eder Luis, aos 12 minutos, que fez o gol e empatou o jogo. Aos 21, entretanto, Willian, num golaço, fez o terceiro do Coritiba.

A partir daí, foi pressão dos paranaense e os cariocas se defendendo. Melhor para o Vasco, que conseguiu segurar o ímpeto do Coritiba, e saiu do Couto Pereira, mesmo com a derrota, com o título inédito da Copa do Brasil.

João Carlos de Santa e Pedro Ivo Almeida do Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.