22 de junho de 2011

Dilma: “Tenho muito orgulho de ser presidenta de uma nação que conta com jovens tão determinados”

Presidenta Dilma Rousseff com alunos
de escolas públicas - foto Roberto Stuckert Filho

Os jovens medalhistas da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cuja premiação foi realizada na tarde desta terça-feira (21/6) no Rio de Janeiro, são candidatos em potencial para o programa de bolsas de estudo no exterior que será lançado em breve pelo governo federal. Quem antecipou essa informação foi a própria presidenta Dilma Rousseff, em discurso durante a cerimônia, ao afirmar que a escolha dos bolsistas será feita por mérito, o que os finalistas da OBMEP já demonstraram ter.

A presidenta informou que os ministros Fernando Haddad, da Educação, e Aloízio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, têm o compromisso de apresentar os critérios da primeira seleção para as bolsas ainda nesse semestre. Estamos fazendo esse programa – completou Dilma Rousseff – porque temos no Brasil uma riqueza enorme: a nossa juventude.

“Vocês são orgulho do nosso país”, emocionou-se.

Sob fortes aplausos dos alunos, professores e familiares, a presidenta reassumiu seu compromisso com a educação, a ciência, tecnologia e inovação e frisou que o combate à miséria passa por esses pilares. Para ela, os brasileiros não podem aceitar conviver com a pobreza extrema e chamou, novamente, toda a sociedade a contribuir para o Plano Brasil sem Miséria, que pretende tirar, até 2014, 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza.

“O acesso a educação produz uma revolução pacífica, onde as armas são o compromisso dos professores (…) e a sede de conhecimento que a juventude, principalmente, tem diante do mundo (…). Se o nosso objetivo é enfrentar e vencer a desigualdade social e econômica (…) um dos principais caminhos se encontram aqui”, afirmou.

Dilma Rousseff citou programas como o ProUni, Pronatec, Fies e expansão das universidades para ilustrar o compromisso de seu governo com a educação, desde a pré-escola à graduação e foi enfática ao afirmar que “temos que ter clareza que o tamanho do nosso país é o tamanho dos nossos sonhos, da nossa determinação”.

Sem os professores e diretores das escolas públicas – continuou – o sonho de transformação do Brasil não se concretizará. Aproveitando o momento, a presidenta reiterou o compromisso de seu governo com a valorização dos professores e para “homenageá-los profundamente” e também aos 20 milhões de alunos que se inscreveram nas Olimpíadas. Já aos estudantes finalistas da OBMEP, que irão representar o Brasil no mundial que acontecerá na Holanda, a presidenta desejou “toda sorte possível, mas também todo esforço e dedicação necessários”.

Com informações Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.