8 de junho de 2011

Presidente Dilma Rousseff convida Senadora Gleisi Hoffmann para Casa Civil

Senadora Gleisi Hoffmann (PT) – foto Fábio Campana
A presidente Dilma Rousseff recebeu, nesta terça-feira (7/6), carta do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, em que pede demissão do cargo. Na Nota oficial divulgada diz que a presidenta “aceitou e lamenta a perda de tão importante colaborador”.

Leia a Nota à imprensa

“A presidenta da República, Dilma Rousseff, recebeu na tarde de hoje carta em que o ministro Antonio Palocci solicita demissão da chefia da Casa Civil. A presidenta aceitou e lamenta a perda de tão importante colaborador.

A presidenta destacou a valiosa participação de Antonio Palocci em seu governo e agradece os inestimáveis serviços que prestou ao governo e ao país.

Também hoje, a presidenta convidou a senadora Gleisi Hoffmann para ocupar a chefia da Casa Civil da Presidência da República.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República”


Mais cedo, a Casa Civil divulgou nota oficial do ministro Antonio Palocci.

A seguir, o Blog reproduz a íntegra:

Nota oficial da Casa Civil

“O ministro Antonio Palocci entregou, nesta tarde, carta à presidenta Dilma Rousseff solicitando o seu afastamento do governo.

O ministro considera que a robusta manifestação do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta.

Considera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento.”

O convite de Dilma Rousseff para Gleisi Hoffmann comandar a Casa Civil levou imediatamente o nome da senadora do PT pelo Paraná aos TTs do Twitter (a lista de assuntos mais comentados da rede social).

O site de Gleisi também ficou inacessível, provavelmente, derrubado pelo tráfego (o endereço é a primeira citação para uma busca por Gleisi Hoffmann no Google).

Formada em Direito, Gleisi exerce seu primeiro cargo eletivo. No ano passado, foi a senadora mais votada do Paraná. A militância política é bem mais antiga. Começou no movimento estudantil, quando era filiada ao PCdoB. Em 1989, entrou no PT. Em 1999, foi secretaria extraordinária de Reestruturação Administrativa de Mato Grosso do Sul, na gestão de Zeca do PT. Em 2001, assumiu a Secretaria de Gestão Pública de Londrina.

Em 2002, fez parte da equipe de transição para o governo Lula, trabalhando com Palocci e a presidente Dilma Rousseff no Grupo de Trabalho de Orçamento. Após a posse de Lula, assumiu como diretora financeira da Itaipu Binacional, tornando-se a primeira mulher, em 30 anos da empresa, a ocupar um cargo na diretoria.

A Senadora Gleisi tem um perfil ativo no Twitter (@Gleisi), com mais de 13.000 seguidores, nesta manhão de quarta-feira (8). Na conta no Facebook, tem 5 mil amigos.

A senadora é casada com o ministro das Comunicações, com quem tem dois filhos. Ela foi chefe de gabinete dele por dois anos, antes do casamento.


Com informações Blog do Planalto e Blog da Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.