30 de outubro de 2012

Elevação da abstenção nas eleições deve ser analisada pela Justiça Eleitoral

Mesários da Seção 007 em Altaneira
A Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, lamentou o índice de 19% de abstenção no pleito deste domingo, em entrevista coletiva concedida na noite de domingo (28/10) após apuração dos votos do segundo turno das eleições municipais. 

 A Ministra considerou a elevação da abstenção uma questão preocupante que precisa ser analisada pela Justiça Eleitoral e pelos cientistas políticos. Para alguns analistas políticos quem deve fazer esta análise são políticos, pois um em cada cinco eleitores não está motivado para ir as urnas.

Em Altaneira a abstenção tem crescido a cada eleição, até o pleito de 2004 a abstenção estava abaixo dos 10%, em 2008 foi de 11,23% e agora em 2012 foi de 16,32% o que representou quase 1.000 votos fora das urnas.

Felizmente esta tendência é de crescimento da abstenção pode ser barrado com a mobilização do eleitor para que compareçam as urnas e decida o melhor para seu Município, Estado ou para o País.

Por outro lado ao final de cada pleito surgem comentários de eleitores que venderam seus documentos para não votarem, fatos até hoje não comprovados.

Percebe-se, ainda, que em casos de eleição bem disputada, nas pequenas cidades, o índice de abstenção é menor, pois o eleitor está motivado para participar do pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.