24 de outubro de 2012

Uma multidão em Fortaleza para ouvir Lula e Elmano

Militantes lotaram a Praça do Ferreira para ouvir o ex-presidente Lula – foto André Salgado
O ex-presidente Luis Ignácio Lula da Silva esteve ontem em Fortaleza para reforçar a campanha de Elmano de Freitas a Prefeito do Capital

Lula chegou ao aeroporto, no bairro Vila União, e foi para uma sala reservada, onde estavam Luizianne, Elmano e alguns líderes partidários, entre eles o ex-governador Lúcio Alcântara (PR).

Antes de embarcar, Lula apareceu no pátio do aeroporto e cumprimentou algumas dezenas de pessoas que esperavam no local. “Tinha medo de nunca mais vê-lo”, disse uma senhora, emocionada.

Há quatro meses, o ex-presidente Lula, principal liderança do PT nacional, era esperado, como uma carta na manga, para participar da campanha do petista Elmano de Freitas em Fortaleza.

Em meio a críticas indiretas ao candidato do PSB à Prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio, o ex-presidente Lula em discurso emocionado disse que as críticas se faziam necessárias pelo fato de Elmano ser considerado “o poste” da prefeita Luizianne Lins (PT) nessas eleições.

“Quando lancei o Haddad em São Paulo, ele era um poste. A (presidente) Dilma (Rousseff) era um poste. O Elmano é um poste. Então, de poste em poste, nós vamos iluminar o Brasil inteiro”, disparou Lula, mesmo com a voz ainda rouca por conta de um câncer na laringe.

Lula orientou que, se nos próximos dias os militantes encontrarem pessoas que votam em Roberto Cláudio, façam a seguinte pergunta: “você vai deixar de votar no cara para votar em quem não tem cara?”.

Durante o comício de Elmano, o ex-presidente, no entanto, pediu que a militância não “caísse” em discussão com os adversários. “Vocês (opositores) querem briga? Nós só queremos Elmano na Prefeitura”, afirmou.

Ao destacar que não entendia o motivo pelo qual “parte da elite cidade” critica tanto a gestão da prefeita, o ex-presidente ponderou que “os empresários tinham era que acender uma vela, porque nunca ganharam tanto dinheiro”.

Em seu discurso, Lula fez questão de frisar o slogan do candidato petista - “olho no olho” - que segundo ele é “extraordinário”. “Minha mãe dizia que, se você quiser saber se uma pessoa está falando a verdade, olhe no olho dela”.

Mesmo com a multidão que lotava a praça engrossando o coro de “volta Lula”, o ex-presidente não fez comentários sobre seu futuro político e, além disso, explicitou o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), na eleição de 2014.

“Tenho um edema na garganta e tenho que falar pouco, porque em 2014 tenho que estar fazendo campanha para reeleger a Dilma presidente”, disse, logo que iniciou sua fala. Ele acrescentou que, se eleito, Elmano “terá na Dilma uma grande parceira para continuar o que a Luizianne começou”.

O ex-presidente também comparou sua trajetória política à de Luizianne e disse que ela, assim como ele, “vai sair pela porta da frente” ao fim do mandato, que termina em dezembro. Luizianne se emocionou ao final de seu discurso, no palanque.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.