20 de outubro de 2010

O famoso Copo Americano

Hoje, dia 20 de outubro, é aniversário de um clássico nacional. Em 1947, a Nadir Figueiredo, tradicional fabricante de utensílios de vidro da capital paulista, criou um copo que viria a se tornar o símbolo do país.

O copo americano muito utilizado em padarias, bares e botecos do Brasil para se tomar desde café até cachaça, sendo eleito nos anos 90 o melhor copo pra se tomar cerveja do Brasil. É também muito utilizado como medida em receitas, para bolos, macarrão instantâneo e medida de sabão em pó. É feito em vidro e tem 190 ml. Por ser tão popular, virou nome de linha da empresa Nadir Figueiredo.

O Copo Americano foi criado quando o empresário Nadir Dias de Figueiredo teve a ideia de produzir no Brasil copos de vidro, ainda nos anos 1940. Ele se inspirou em copos que naquela época eram somente produzidos nos Estados Unidos e por isso o chamou de copo americano. Contudo, o modelo de Nadir Dias de Figueiredo foi completamente desenhado e desenvolvido para os costumes brasileiros.

Pode se dizer que é um ícone do Brasil e que faz parte da história do País.

Em Belo Horizonte, também é conhecido como copo lagoinha. Supõe-se que ganhou este apelido por ser muito utilizado na zona boêmia de Belo Horizonte conhecido como Bairro Lagoinha, porém o copo lagoinha tem a medida de 200 ml. No mercado de atacadistas, é conhecido simplesmente por "Americano" ou "2010" - que é o seu código de referência interna (102010188) do fabricante Nadir Figueiredo S/A .

Seu desenho único é reconhecido como um dos grandes designs do Brasil, e tem a marca e desenho 3D patenteados pela fabricante Nadir Figueiredo S/A. O Copo Americano foi exposto em 2009 no MOMA de Nova York como um símbolo do design brasileiro. Todo mérito deve ser atribuído ao próprio empresário Nadir Figueiredo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.