16 de outubro de 2010

DATAFOLHA: Dilma mantém oito pontos sobre Serra

A segunda pesquisa Datafolha realizada neste segundo turno da eleição presidencial apresenta um cenário de estabilidade. Dilma Rousseff (PT) tem 54% dos votos válidos (excluem brancos, nulos e indecisos), contra 46% de seu oponente, José Serra (PSDB).

Os dados são exatamente os mesmos registrados em levantamento realizado pelo Instituto na semana passada. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A taxa de indecisos, porém, oscilou para cima e agora está em 8% (era 7% na pesquisa anterior). Os que pretendem anular o voto ou votar em branco, 4%, eram em número idêntico na semana anterior.

Em votos totais, a petista registrou uma leve oscilação para baixo, passando de 48% para 47%, enquanto o tucano se manteve com 41%. Para o Datafolha, essa oscilação se explica por uma queda de 3 pontos percentuais entre o eleitorado de menor escolaridade, que representa 47% do total de eleitores no Brasil.

O apoio de Marina Silva poderia influenciar no voto de 25% dos entrevistados, segundo o Instituto Datafolha. Entre os que votaram na candidata verde no primeiro turno, 51% dizem optar por Serra agora, contra 23% que declaram o voto em Dilma (oscilação positiva de um ponto com relação à pesquisa anterior - o tucano manteve o patamar).

Pretendem votar em branco ou anular o voto 11%, enquanto 15% dos eleitores de Marina estão indecisos. Cresceu o número de eleitores que dizem não votar no candidato tucano - sua rejeição passou de 63% para 66%.

A pesquisa foi feita nos dias 14 e 15 de outubro com 3.281 eleitores de 202 municípios brasileiros. O Datafolha também mediu a popularidade do Governo Lula, que pela primeira vez, chega a 81% de ótimo/bom, recorde na série histórica. 15% consideram o governo regular, enquanto 4% ruim ou péssimo.

Os contratantes do levantamento, registrado no TSE, sob o número 35.746, são a Folha de São Paulo e a Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.