15 de outubro de 2010

Aniversário de morte Antonio Venâncio

Em 1997 morria no Rio de Janeiro o empresário cearense Antônio Venâncio (foto), conhecido de poucos altaneirenses, mas com raízes na Taboquinha. Seu nome é uma das marcas de Brasília e deixou um império de mais de 400 milhões de reais em imóveis na Capital Federal e no Rio de Janeiro.

Antônio Venâncio da Silva constituiu uma família incomum. Aos 17 anos, casou-se com Antônia Odontina de Souza, em Santana do Cariri, mas desta união não teve filhos. O empresário tinha cinco filhos reconhecidos e dois buscam na Justiça o reconhecimento de paternidade.

A história oficial conta que Antônio Venâncio nasceu pobre, filho de pequenos agricultores. Aos 16 anos, intermediou a venda de um terreno, o comprador teria sido o padre Cícero Romão Batista, já com alguma fama de santo no Nordeste. Sob as bênçãos do Padre Cícero, iniciou os negócios. Fez de tudo. Durante a Segunda Guerra Mundial, explorava cera de carnaúba e revendia pneus usados em Fortaleza. Mudou-se para o Rio de Janeiro e investiu em construção. Lançou em Copacabana sua primeira série de edifícios o primeiro deles foi Venâncio I

A convite do Presidente Juscelino vendeu todo o seu patrimônio na capital carioca mudou-se para o Centro-Oeste.Venâncio chegou a Brasília rico, mas foi na capital que entrou para o clube dos arquimilionários. O primeiro edifício foi o Ceará.

Venâncio tentava imortalizar o próprio sucesso a cada prédio erguido. Seu segundo Edifício construído foi batizado com seu nome completo depois, foram se sucedendo os edifícios Venâncio II, III, IV, V e VI e a fortuna cresceu junto com a numeração. Os dois últimos prédios, grandes shoppings populares no coração da cidade, foram batizados de Venâncio 2000 e 3000.

Publicações da época dão conta que depois do enterro de Venâncio, os filhos só se reuniram uma vez. Foi na Vara de Família, com dez seguranças dentro da sala e detector de metais na porta.

A briga dos herdeiros é pelo controle da holding familiar. De um lado está José Nicodemos, o filho mais velho que dividia com o pai a administração das empresas e do outro lado quatro filhos oficialmente reconhecidos (André, Rafael, Priscila e Venâncio Júnior) e ainda os irmãos Antônio Venilson e Maria Verenice da Silva que tentavam provar que são filhos de Antônio Venâncio e têm direito a parte do espólio.

A disputa judicial entre os herdeiros viravam manchetes nos jornais e revista da Capital Federal e do eixo Rio-São Paulo, mas nos últimos anos pouco se tem noticiado sobre os fatos.

Na Taboquinha existe uma lenda que o jovem Antonio Venâncio desenterrou um butija (pote com ouro e prata) e mudou-se para Fortaleza e depois Rio de Janeiro onde fez sua fortuna. 

Antonio Venâncio da Silva foi um dos homenageados pela Casa Ceará nos 50 anos de Brasilia, clique aqui e confira.

Leia também:

O Duelo dos Venâncios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.