22 de março de 2010

FLÁVIO LEANDRO, o Poeta Cantador

Flávio Leandro em sua última apresentação em Altaneira - Foto do perfil Orkut
FRANCISCO FLÁVIO LEANDRO FURTADO, filho primogênito de Teté e Izinha, nasceu na pequena e aconchegante Cidade de Bodocó-PE. No Riacho do Amparo fez da vida uma canoa. Na salobra Cacimba da Simôa fez do sal o açúcar que lhe adocicou a vida. Nos Sítios Passagem, Letras e Recurso buscou o cenário que hoje estampa suas composições.

Da cantiga dos pássaros do sertão, do zunido das cigarras, do berro dos bezerros, do relinchar dos jumentos e cavalos, dos pingos de chuva batendo nas telhas, das radiolas de pilhas remoendo um forró, do pisado de milho no pilão, do gemido das rodas de um carro de boi, dos imaginários assobios da mãe-da-mata, dos benditos das renovações e dos aboios dos vaqueiros, tirou a sonoridade de suas melodias. Começou a compor, sem saber, aos treze anos, época em que morava na Vila da Cohab e recebia fortes influências dos amigos Venaldo, Cacau e Siño, com quem dividia todas as noites a Pedra do Paraíso para um arranhado de violão, boas cantigas e conversas.

Vindo de família pouco abastada viu nos estudos a saída para a consecução de seus sonhos. Inicialmente estudou na antiga LBA (Legião Brasileira de Assistência), Pouco tempo depois já dava a mão á palmatória de Dona Francina. Fez o primário no Grupo Escolar Artur Barros Cavalcanti, o ginásio no Ceru João Carlos Lócio de Almeida. Em 1985 deslocou-se até a Cidade de Crato-CE., onde terminou seu curso de nível médio com formação em Técnicas Agropecuárias e participou pela primeira vez de um grupo musical (Sementes da Terra). Interpretando músicas suas, de Kim (seu conterrâneo) e Aldi (de Bacabal -MA.) lançou boas sementes musicais no solo dos promissores Festivais do Cariri, obtendo os 2º, 3º e 10º lugares no Festival Estudantil da Canção na Quadra do Bicentenário em 1987.

Volta a sua Bodocó em 1988 onde termina o Curso de Contabilidade e começa a lecionar Matemática no Colégio Municipal Antonia Lócio da Cruz. Em 1989 casa-se com sua musa inspiradora e hoje sua Produtora Cícera Maria Lopes Leandro Furtado (Cissa Leandro), mãe dos seus três rebentos Davi, Manu e Sarah. Inicia o curso de Ciências Biológicas na Faculdade de Araripina, mas em função da grande carga de trabalho e da dedicação aos estudos abandona a formação superior no segundo período e divide-se entre a família, o magistério e os concursos públicos. Prestou serviços no Banco do Brasil e no IBGE, foi Escrevente do 2º Cartório de Ofícios, Contabilista no Escritório de Julinho, Professor de Informática e, atualmente, além de Cantar e Compor, é Auditor Fiscal da Receita do Estado de Pernambuco.

Em virtude da timidez não mostrava suas composições. Porém, em 1990 é convidado por um grupo de colegas a participar de um show de calouros no antigo S.U.B., hoje Teatro Aladino Gomes de Sá e conquista o primeiro lugar. Cria coragem, vence outro show de calouros, desta vez no Shile Drinks época em que conhece Leninho, seu parceiro em mais de 15 composições. Dentre elas, destaque para TEMPO, música bastante conhecida Brasil afora.

Em 1992 entra na Banda Raio Laser como vocalista. Continua compondo, mas, somente em 1998 lança o seu 1º CD, TRAVESSURAS.
Em 2000 lança o CD BRASILIDADE.
Em 2001 lança o seu álbum ACÚSTICO.
Em 2003, o CD FORRÓ ILUMINADO.
Em 2004, em agradecimento ao Título de Cidadão Exuense, grava o CD "NA CASA DO REI", interpretando várias pérolas de Gonzaga.
Em 2005, grava a coletânea FELIZ DA VIDA.
Em 2006, grava seu primeiro DVD - DEZ LÉGUAS DE FORROBODÓ.
Em 2008, lança o CD "XÔ APERREIO!".

Todos regados ao puro som do autêntico e legitimo forró nordestino tão defendido e divulgado pelo eterno Luiz Gonzaga, Rei do Baião.

O Poeta já emplacou várias músicas de sucesso nas mais diversas vozes do País como atestam Elba Ramalho, Flávio José, Santanna, Jorge de Altinho, Geraldinho Lins, Leninho, Sinfonéia Desvairada, Waldonys, Joquinha Gonzaga, Nádia Maia, Cristina Amaral, Adelmário Coelho, Quenga de Côco, Trio Virgulino, Limão com Mel, Cheiro de Menina, Zezo, etc.

O poeta faz muito sucesso na rede social Orkut com o perfil FÃS DE FLAVIO LEANDRO e também com o seu sítio na rede mundial que você pode conferir clicando aqui.