27 de outubro de 2010

Altaneira é o primeiro Município a concluir Censo 2010

Vista parcial de Altaneira - foto Raimundo Soares Filho

Altaneira é o primeiro Município cearense a concluir a pesquisa do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outras 129 cidades encontram-se na fase final, em que após a primeira pesquisa é feita uma varredura, quando são visitados os domicílios vagos, de uso ocasional e que se encontravam fechados.

Com a pesquisa fechada, os dados do IBGE apontam que Altaneira conta hoje com uma população de 6.821 habitantes, um aumento em relação à população registrada no último Censo. Em 2000, Altaneira tinha 5.687 habitantes.

Segundo a coordenadora técnica do Censo 2010, Ana Eugênia Ribeiro de Almeida, os principais fatores que levaram ao aumento da população em Altaneira foram o retorno de nativos à terra natal e concurso público.

"De acordo com o que foi levantado pelas nossas equipes, muitas pessoas que emigraram para São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás voltaram a morar em Altaneira já com famílias constituídas. Outro fator foi a realização de um concurso feito pela Prefeitura em 2009, com 273 vagas em diversas áreas, atraindo candidatos de outras cidades. As pessoas de fora aprovadas neste concurso passaram a residir no Município e trouxeram suas famílias", explica. 

Apesar do aumento da população, a comparação com os dados de 2010 revela que houve uma diminuição no número de pessoas por domicílio: em Altaneira são 3,28 moradores por domicílio, enquanto em 2009 esse número era de 3,59. Segundo Ana Eugênia, a mudança é atribuída a mudanças de culturais no âmbito familiar, em que as mulheres têm um número menor de filhos ou deixam a maternidade para depois. 

Mesmo preliminar, os dados apontam que esta é a tendência não apenas em Altaneira. No Ceará, até ontem pela manhã, a média de moradores por domicílio estava em 3,57, enquanto há dez anos esse número era 4,21.

A coordenadora acredita que as equipes conseguirão visitar todos os domicílios dentro do prazo, que termina sábado. No interior, Ana Eugênia relata que as equipes encontram maior dificuldade na Região Metropolitana. 

"É uma região com Municípios de grande extensão, que servem de dormitórios para as pessoas que trabalham o dia inteiro". Até o fechamento desta edição, o Censo 2010 já havia contabilizado no Ceará 8.093.852 habitantes em 2.266.575 domicílios.

30 de outubro é o prazo para o Censo finalizar a primeira pesquisa nos domicílios. Depois disso, será feita uma varredura, visitando os domicílios vagos, de uso ocasional ou fechados.

Com informações Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.