30 de outubro de 2011

Lula diagnosticado com tumor na laringe

Ex-presidente deixando hospital Sírio-Libanês
após exames - foto André Lessa/AE
Após realizar exames ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66, foi diagnosticado com um tumor na laringe. A doença foi confirmada após avaliação multidisciplinar. A equipe médica decidiu que o tratamento inicial com quimioterapia será iniciado amanhã (31/10).

Para preservar as funções da laringe, a equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia. O oncologista Artur Katz, que integra a equipe médica, disse que o tumor “não é muito grande” e que “deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade, após o tratamento”. O médico informou ainda que o estado de Lula é “muito bom” e que “ele está em ótimo estado geral.”

O médico Newton de Albuquerque Alves, professor da UFC, disse que o tipo mais comum de câncer na laringe é o cartinoma espinocelular e que atinge principalmente homens. Segundo o médico a doença está relacionada ao tabagismo e à bebida. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas. Arhur Katz disse que também existem causas virais para a doença portanto, ainda não é possível dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula. Mas afirmou que “as chances de cura são excelentes”.

Lula passou por exames no Hospital Sírio-Libanês após se queixar de dores na garganta. “O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial”, diz nota do hospital.

Em nota, a presidente Dilma Rousseff falou sobre a doença e disse que o “presidente Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Tenho certeza de que, com sua força, determinação e capacidade de superação de adversidades de todo o tipo, vai vencer mais esse desafio”.

O deputado federal cearense José Guimarães (PT), vice-líder do governo na câmara, disse acreditar que Lula “com a força e solidariedade do povo brasileiro eu acredito que eventuais problemas como esse serão superado. Pela crença e pela fé do povo brasileiro”.

Com informações o Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.