19 de outubro de 2012

A novela que parou o Brasil

A exibição do último capítulo da novela Avenida Brasil, que vai ao ar às 21 horas de hoje, mudou a rotina desta sexta-feira. Por causa do desfecho da trama global, vários bares em Fortaleza - a exemplo da Zug Choperia, na Aldeota, e do Boteco do Arlindo, no Bairro de Fátima - armarão telões e desde já ofertam promoções especiais para convencer os clientes a saírem de casa e assistir, em seus territórios, ao destino de Carminha, Nina, Santiago e cia.

Pelo mesmo motivo, a família Teixeira marcou reunião extraordinária. Hoje à noite, irmãos, tios, sobrinhos e primos (serão 25 ao todo) têm o compromisso de ir ao apartamento da funcionária pública Marta Teixeira acompanhar juntos os últimos lances do folhetim assinado por João Emanuel Carneiro - com direito a bolão para adivinhar quem é o assassino de Max.

O empresário Alex Façanha, outro aficionado por Avenida Brasil, valeu-se de criatividade e tecnologia para driblar adversidades e assistir ao final da sua novela preferida. Escalado para dar plantão como acompanhante do irmão, que se recupera de uma cirurgia em um hospital, Alex usará um aparato para ligar o iPad na TV digital e, assim, garantir qualidade de imagem nos momentos decisivos da trama.

Até a presidente Dilma Rousseff teve que alterar seus planos por causa da novela. Sua participação no comício de Fernando Haddad, candidato petista à Prefeitura de São Paulo, estava programada para acontecer hoje - no mesmo dia e hora do término do folhetim eletrônico. Aconselhada pela coordenação da campanha paulista, a presidente transferiu a data.

Mas afinal de contas, o que tem de tão especial Avenida Brasil para causar tamanha comoção nacional? “A novela acertou em cheio ao trazer como pano de fundo os novos contextos sociais do Brasil. Ao ambientar seus personagens no subúrbio carioca com uma visão positivista do cotidiano, o autor acionou mecanismos psicossociais adormecidos, inclusive, em classes mais altas”, analisa o doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela USP, Mauro Alencar. “A isso podemos somar uma trama perfeitamente bem urdida, que flertou com outros gêneros como o cinema e o seriado; com personagens densos, humanos a ponto de tornarem-se adjetivos (caso do ‘Tufão’)”.

Outro especialista ouvido pelo O POVO, o escritor Nilson Xavier, autor do Almanaque da Telenovela Brasileira, completa: “Esta repercussão toda se deve à soma de alguns fatores: um excelente texto, uma direção inovadora (cinematográfica algumas vezes), e um elenco excepcional”.

Nilson vai além e detalha as características que, em sua opinião, diferenciam esta novela. “Eu cito, principalmente, a direção cinematográfica, em tomadas e na fotografia, e a quebra de paradigma do folhetim tradicional: Avenida Brasil não tem como tema central uma história romântica, mas uma história de vingança, onde não existe o mocinho e o vilão, os personagens centrais não são maniqueistas como no folhetim tradicional”.

Doutor em Teledramaturgia pela USP, com tese recém-defendida sobre a construção do vilão nas telenovelas brasileiras, Claudino Mayer faz reflexão similar as de Xavier e Oliveira. “O sucesso dessa novela se deve ao bairro do Divino, ele funciona independente da classe social, qualquer nível está representado ali”, aponta. “Cada um daqueles personagens trouxe um tipo que é uma representação dessa classe C que vem crescendo, são elementos de representação do povo brasileiro. O João Emanuel Carneiro conseguiu. Ele estava no momento certo, na hora certa. E olhe que é de elite, como é que consegue escrever assim sobre esta nova classe C?! Além do que, ele vem construindo a novela num ritmo que se aproxima do seriado”.
Elenco
A construção psicológica das personagens protagonistas - Nina e Carminha - e a excelente atuação de suas respectivas intérpretes (Débora Falabella e Adriana Esteves) também são ressaltadas pelos especialistas ouvidos pelo O POVO.

“A composição da heroína, da protagonista Nina impressiona pela complexidade e até mesmo certa compaixão despertada por Carminha, a antagonista. São as excepcionais atrizes que nos levam a tal sentimento ou o comportamento psicossocial das personagens? Creio em ambos”, avalia Alencar.

Para Mayer, os louros pela excelência de Carminha - a vilã a quem os brasileiros têm adorado odiar - devem-se a Adriana Esteves. “A Carminha é uma vilã que vai ser lembrada”, garante. “A construção dela se deve a Adriana Esteves. É uma atuação espetacular. Ela consegue, em alguns momentos dialogar com a sociedade, mas vai estar sempre dentre do plano ficcional. O que o João Emanuel conseguiu é criar uma certa ambiguidade, tanto em Nina quanto em Carminha”.

Para Mauro Alencar, faz todo sentido tanta deferência, tanto esforço para se assistir ao final desta novela. “Avenida Brasil tornou-se um cânone da teledramaturgia mundial”, justifica. “Ela propõe um novo caminho, traz um novo fôlego a um gênero surpreendente como a telenovela, verdadeira vocação para um laboratório humano, com toda a sua complexidade social e psicológica, ”.
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Avenida Brasil é uma telenovela de João Emanuel Carneiro, exibida pela Rede Globo, às 21 horas. Hoje será exibido seu último capítulo, de número 179, com a revelação do destinos dos principais personagens.
"DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF AOS BARES EM FORTALEZA, AVENIDA BRASIL MUDA A ROTINA DO PAÍS. QUAL O DIFERENCIAL DESTA NOVELA PARA FAZÊ-LO?”
“ENTROU PARA A HISTÓRIA COMO UM FENÔMENO DE REPER-CUSSÃO, POR TODA MOBILIZAÇÃO QUE CAUSOU, PRINCIPALMENTE A VISTA NAS REDES SOCIAIS, DE UMA MANEIRA COMO ENHUMA OUTRA NOVELA CAUSOU ANTES”

NILSON XAVIER
O SUCESSO SE DEVE AO BAIRRO DO DIVINO. ELE FUNCIONA INDEPENDENTE DA CLASSE OCIAL. JOÃO EMANUEL CARNEIRO ESTAVA NO LUGAR CERTO, NA HORA CERTA “

CLAUDINO MAYER
“AVENIDA BRASIL TORNOU-SE UM CÂNONE DA TELEDRA-
MATURGIA MUNDIAL. ELA PROPÕE UM NOVO CAMINHO, TRAZ NOVO FÔLEGO AO GÊNERO”

Por Émerson Maranhão O Povo Online

2 comentários:

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.