11 de outubro de 2012

Atual oposição de Altaneira é a mais fraca dos últimos 30 anos

Dep. José Arnon e lideranças da atual oposição altaneirense - foto de arquivo
O atual grupo político que faz oposição ao Governo Municipal, formado pelos partidos PTB, PP, PV, PSL, PSDB e DEM, obteve o pior desempenho nas urnas nos últimos 20 anos. A oposição de Altaneira ficou conhecida em toda a região como uma das mais fortes do estado Ceará, sempre com chances reais de vitória e diferenças pequenas após o pleito.

Quando os papeis se inverteram com a cassação do então prefeito Dorival de Oliveira e os então lideres governista foram expurgados do Paço Municipal não mostraram a competência da antiga oposição.

Com apenas oito meses na situação a antiga oposição mostrou toda sua força nas urnas e aplicou a maior goleada de votos da história política de Altaneira: 903 votos de maioria.

Após 11 meses de mandato do atual Prefeito Delvamberto Soares a nova oposição passa por novo teste nas urnas e apresenta o Professor Joaquim Rufino, ex-presidente do PSDB agora filiado ao PTB.

Alguns apoiadores tentaram comparar as gestões do ex-prefeito Dorival com o mandato de Delvamberto, mas o Professor Joaquim Rufino decidiu assumir uma candidatura solo evitando colar sua imagem na do ex-gestor, inclusive deixando fora do palanque no comício de encerramento da campanha.

Mais uma vez a oposição mostrou-se incompetente e desorganizada realizou uma campanha pífia, com propostas tardias e pouco convincentes e um palanque repleto de fichas sujas e apoios esdrúxulos e sem o mínimo de coerência.

O resultado de uma equação tão desastrada não poderia ser outra, mais uma goleada de votos, mas com uma pequena queda na maioria em relação ao ano passado devido aos voto em brancos a pedido de lideranças do PSL e a saída do grupo da Dra. Magdala. Delvamberto recebeu apenas 43 votos a menos que na eleição passada. 

A maioria das duas eleições em que os grupos políticas realizaram campanha em papeis invertidos supera a maioria de todas as eleições realizadas nos últimos 30 anos em Altaneira, conforme demonstramos a seguir:
1982 - Chico Fenelon vence Oliveira Rufino com uma maioria de 521 votos;
1988 - João Ivan vence Antonio Rufino com uma maioria de 614 votos;
1992 - Mago vence Dr. Eluizo com uma maioria de apenas 22 votos;
1996 - João Ivan vence Dr. Adevaldo com uma maioria de 176 votos;
2004 - Dorival vence Zé David com uma maioria de 143 votos;
2008 - Dorival vence Delvamberto com uma maioria de apenas 15 votos.

A rejeição aos candidatos majoritárias da nova oposição influenciou também na votação proporcionou, pois nas eleições a nona vaga na câmara municipal era sempre disputada pela média das duas coligações, uma vez que cada coligação assegurava 4 vagas cada.

Neste pleito a coligação dos vereadores situacionistas asseguraram 5 vagas diretas e disputou a sexta vaga na média. Por apenas 29 votos na média a oposição não perdeu a quarta vaga.

Dos oito primeiros colocados para vereador nessas eleições apenas dois vereadores estão vinculados a oposição, mas pelo quociente partidário garantiu 4 cadeiras na Câmara Municipal, graças ao voto cruzado de lideranças situacionistas que apoiaram candidatos a vereador da oposição.

Os próximos dois anos serão definitivos para o futuro do grupo político do ex-prefeito Dorival o que pode surgir novas lideranças com chances reais de vitória como aconteceu em alguns municípios da região do Cariri.

2 comentários:

  1. São grupos que desde a emancipação do município (1958) estiveram sempre no poder, sempre foram situação. Desta feita, quando, por uma determinação judicial, no primeiro momento, tiveram que sair do comando da prefeitura e, em um segundo momento, pela vontade popular, essa saída da administração foi efetivada, tais grupos não souberam se portar como oposição, uma vez que nunca passaram por situação antes. Essa é, na minha opinião, a hipótese para a fragilidade da atual oposição.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Meu comentario é apenas uma curiosidade, de uma coincidência rara na eleição 2012.
    A maioria dos votos para Prefeito de Altaneira foi 782 votos.
    Por coincidência, a maioria em Santana do carirí
    Foi 782 votos.
    E claro que isto não tem importância, mas eu resolvi
    relatar esta rara coincidência.
    Toin do Som
    Nova Olinda - CE

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.