16 de março de 2016

“NÃO PODEMOS VIVER DO PASSADO” por Jose Evantuil

Precisamos contabilizar pequenos avanços. Essas fotos são da paralisação de 2014. Pequena para muitos mas gloriosa para nossos moldes. É verdade que à época fizemos história.

De um lado um professor que descontava o ponto, do outro, daqueles que reivindicava melhorias para a categoria. Podemos dizer as quantias retiradas foram pequenas diante do inestimável fato histórico que ora construíamos nas rua de nossa cidade. 

É preciso dizer que tivemos muitos ganhos em mostrar nossa insatisfação com a situação em que passa a educação. Na ocasião expomos os problemas de assédio moral, falta de condições de trabalho, carências, prejuízos acumulados, além dos problemas crônicos que todo mundo já sabe que tem na educação.

MARÇO DE 2016 PODE PASSAR EM BRANCO?
A Diretoria do Sindicato Sinsema convocou neste domingo treze, todos os professores para tratar dessa pauta: Campanha Salarial 2016. Estamos esperamos que esses profissionais tenham mais confiança no trabalho da diretoria e assessoria sindical para juntarmos forças de ir a luta por direitos lícitos e justos.

É PRECISO DAR A MÃO A PALMATÓRIA
A sociedade vem de longe depositando nos professores uma confiança de que somos os mais instruídos, informados, politizados dentre os demais. Longe de radicalismo, há exceções. Mas é possível lutarmos para garantir mais um tempo de permanência nessa posição privilegiada na mente das pessoas. 

Com certeza nós estamos dando péssimo exemplo e não sabemos dizer se vamos longe, como sendo formadores de opinião do cidadão. Ou se estamos reproduzindo a cultura da opressão e discurso do sistema excludente.

Jose Evantuil é professor, sindicalista e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.