8 de setembro de 2025

Lula exalta soberania no 7 de Setembro: "Um Brasil que honra sua bandeira"

Presidente Lula e primeira-dama Janja durante o Desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais, na noite deste domingo (7/9), para reafirmar o compromisso do governo com a soberania nacional. A publicação ocorreu após as manifestações bolsonaristas realizadas em diversas capitais brasileiras. Na principal delas, na Avenida Paulista, uma grande bandeira dos Estados Unidos foi exibida.

Na publicação, Lula afirmou que o Brasil deve ter posição própria e independência frente a pressões externas. “O Brasil tem lado. O do povo brasileiro. Neste 7 de Setembro, reafirmamos nosso compromisso com um Brasil soberano e independente. Um Brasil que respeita seu povo e honra sua bandeira”, escreveu o chefe do Executivo.

Em mensagens complementares, o presidente detalhou o que entende por soberania. “Soberania é poder decidir nosso futuro. É garantir comida no prato. Tirar o Brasil do mapa da fome”, afirmou. Ele também ressaltou a importância de políticas sociais e de saúde: “É fortalecer o SUS. Proteger nossa terra, nossas riquezas naturais”.

Segundo Lula, governar com soberania significa colocar a população no centro das decisões do Estado. “É colocar o povo no centro das decisões. Honrar os mais de 200 milhões de brasileiros que representamos. E estar do lado deles. Sempre. Este é o nosso compromisso. Viva o Brasil, viva o povo brasileiro!”

Mais cedo, em São Paulo e em Brasília, manifestantes bolsonaristas vestidos de verde e amarelo, reunidos sob uma bandeira dos Estados Unidos, pediram “Fora Lula” e “Fora Moraes”, em referência ao presidente da República e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As cenas foram exploradas por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro para reforçar o discurso de contestação às instituições.

Desfile de 7 de Setembro em Brasília realça soberania do Brasil nos 203 anos da independência

 

Presidente Lula e autoridades presentes na Tribuna Presidencial durante o desfile (Foto: Ricardo Stuckert)

Com o lema “Brasil Soberano”, o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro foi realizado neste domingo, com público total estimado de 45 mil pessoas em toda a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). A celebração do Dia da Independência durou cerca de duas horas e foi amparada por três eixos temáticos – Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro –, além da programação tradicional das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas).

O desfile, que começou a partir das 9h, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e outras autoridades. “Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro. Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitamos ordens de quem quer que seja. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, ressaltou Lula em pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite de sábado (6), em razão do 7 de Setembro.

Publicado originalmente no Correio Braziliense

Leia também:

Dia da Independência: direita e esquerda protestam nas capitais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.