29 de setembro de 2025

Regulamento do Desafio 3 Horas MTB Altaneira - 2025

1. DA COMPETIÇÃO

1.1. O Desafio 3 Horas MTB Altaneira é uma competição promocional do ciclismo de montanha (MTB), realizada pela Associação dos Ciclistas de Altaneira (ACICA) com apoio institucional do Governo Municipal de Altaneira e patrocínio do grupo MegaSom.

1.2. A competição terá a forma de disputa individual e por equipe.

1.3 O evento acontecerá no dia 30 de novembro de 2025 no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças, no Município de Altaneira.

2. DOS PARTICIPANTES

2.1. Os ciclistas serão distribuídos em doze categorias:

2.1.1. Juvenil: de 7 a 11 anos;

2.1.2. Junior: de 12 a 17 anos;

2.1.3. Sub 23: de 18 a 22 anos;

2.1.4. Sub 30: de 24 a 29 anos;

2.1.5. Sub 40:  de 30 a 39 anos;

2.1.6. Quarentões: de 40 a 49 anos;

2.1.7. Cinquentões: de 50 anos a 59 anos;

2.1.8. Veteranos: acima de 60 anos;

2.1.9. Feminina A: Até de 18 anos;

2.1.10. Feminina B: de 20 a 29 anos;

2.1.11. Feminina C: acima de 30 anos;

2.1.12. Peso Pesado: acima 18 anos e peso acima de 100 (cem) quilos.

2.2. Será considerada a idade do ciclista em 2025.

2.3. A categoria que não atingir o número mínimo de 5 (cinco) participantes será incorporada a categoria imediatamente anterior pelo critério de idade.

3. DAS EQUIPES

3.1. As equipes participantes poderão inscrever no mínimo 5 (cinco) e no máximo 12 ciclistas e deverão usar camisas no mesmo padrão.

3.2. A equipe ganhará uma cortesia de inscrição para cada cinco atletas inscritos e devidamente confirmados até o dia 10 de novembro de 2025.

3.3. O representante legal da equipe indicará o ciclista beneficiado com a cortesia.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições serão realizadas exclusivamente através do portal da Cronos Cariri (http://cronoscariri.com.br) e mediante o pagamento da taxa de R$ 120,00 (cento e vinte reais).

4.2. As inscrições serão encerradas às 22h. (vinte duas horas) do dia 31 de outubro de 2025 ou ao atingir o limite de 120 (cento e vinte) inscritos confirmados.

4.3. O pagamento das inscrições poderá ser feito, até às 16h (dezesseis horas) do dia 10 de novembro, da seguinte forma:

4.3.1. Boleto bancário;

4.3.2. Depósito/Transferência para a C/C 9931862-8, Ag. 0001, Banco 336 (C6 Bank);

4.3.3. PIX: (88)988.065.741

5. DA PLACA DE NUMERAÇÃO

5.1. A placa de identificação do ciclista, fornecida pela organização do evento, conterá nome e número do participante.

5.2. O numeral da placa do ciclista será o número correspondente a sua posição na Classificação Geral no Desafio em 2024;

5.3. Os Campeões das edições anteriores do Desafio usarão placas amarelas com o número 1 acrescido de hífen e o numeral correspondente ao ano em que conquistou o título.

5.4. Os demais ciclistas usaram o numeral correspondente a sua matrícula na ACICA.

5.4. A placa com o numeral do participante deverá estar em local visível, fixado no guidom da bicicleta.

5.4. O ciclista que a alterar a numeração original, perder ou usar a placa em descordo com o item anterior, será desclassificado da prova.

6. DA ENTREGA DO MATERIAL

6.1. As placas de identificação, o dispositivo de cronometragem e os brindes dos ciclistas serão entregues no dia 29 de novembro de 2025, nos seguintes locais e horários:

6.1.1. das 8h às 12h no Hotel Brisa em Crato, Ceará;

6.1.2. das 14h às 19h na Trilha Sítio Poças em Altaneira, Ceará.

7. DA SEGURANÇA

7.1. Será obrigatório o uso do capacete e recomenda-se o uso de luvas e óculos.

7.2. É vedado o uso de fone de ouvido;

7.3. A bicicleta deverá estar em perfeitas condições de uso;

7.3. Caberá ao Diretor de Prova a decisão se o atleta participa ou não da prova, caso o mesmo não apresente condições mínimas de segurança e/ou saúde.

7.4 Uma ambulância ficará a disposição da organização do Desafio caso ocorra alguma eventualidade.

7.5. A organização não se responsabiliza por roubos ou furtos, danos materiais ou físicos, causados durante a realização da competição, mas será dado o suporte necessário e acompanhamento junto às autoridades policiais.

8. DA LARGADA

8.1. Os ciclistas deverão comparecer ao local da concentração 30min. (trinta minutos) antes da largada.

8.2. O ciclista será proibido de largar caso esteja descalço ou de chinelo, sem meia ou capacete, nem camiseta específica para a modalidade.

8.3. A largada será na Rodovia CE-388 em frente ao lado da Capela de Santa Luzia, às 9hs (nove horas) quando o diretor de prova acionará um dispositivo sonoro após analisar a segurança, assim inicia oficialmente a cronometragem do Desafio 3 Horas MTB de Altaneira.

9. DO ENCERRAMENTO

9.1. O Circuito será fechado pontualmente ao completar 3h (três horas) de prova, sendo permitido ao ciclista que esteja dentro do circuito completar a volta, desde que não ultrapasse o tempo limite de 20min (20 minutos).

9.2. Será considerado vencedor o atleta que completar o maior número de voltas no circuito dentro do tempo regulamentar.

9.3. Caso haja empate no número de voltas será considerado vencedor o atleta com menor tempo de prova.

10. DA PREMIAÇÃO

10.1. Todos os ciclistas participantes do Desafio 3 Horas MTB Altaneira receberão medalhas

10.2. Receberão troféus os três primeiros colocados (Elite Masculino), as três primeiras colocadas (Elite Feminina) e os três primeiros colocados de cada categoria.

10.3. Independentemente de categoria, idade e gênero três ciclistas que se destacarem na prova também receberão troféus (Combativos).
10.4. O Melhor e a Melhor Estreante na Trilha Sítio Poças também receberão troféus.

10.5. O ciclista deverá subir ao pódio com o vestuário que disputou a etapa, permitida a substituição de camisa por outra padronizada da mesma equipe ou a sapatilha por calçado semelhante.

10.6. Além das medalhas e troféus os ciclistas receberão premiação em dinheiro da seguinte forma:

10.6.1. Elite:

10.6.1.1 Campeão/Campeã: 1.000,00

10.6.1.2. Vice-Campeão/Vice-Campeã: 800,00

10.6.1.3. Terceiro Lugar: 700,00

10.6.2. Categorias:

10.6.2.1 Campeão/Campeã: 30% (trinta por cento) do valor das inscrições

10.6.2.2. Vice-Campeão/Vice-Campeã: 20% (vinte por cento) do valor das inscrições

10.6.1.3. Terceiro Lugar: 10% (dez por cento) do valor das inscrições.

10.7. A Melhor Equipe no Desafio 3 Horas MTB Altaneira receberá a premiação de R$ 1.000,00 (mil reais).

10.8. Para a premiação da Melhor Equipe será considerada a somatória da pontuação dos ciclistas de acordo com o anexo I, deste regulamento.

10.9. A Organização da Prova assegura premiação mínima de conformidade com o anexo II, deste regulamento.

11. DOS RESULTADOS, DAS RECLAMAÇÕES E RECURSOS

11.1. Ao final do tempo regulamentar de cada Etapa a Direção de Prova divulgará o resultado parcial, para análise dos ciclistas por 15min (quinze minutos).

11.2. As reclamações devem ser dirigidas ao Diretor de Prova, que divulgará a decisão em igual prazo.

11.3.  Da decisão do Diretor de Prova cabe recurso à Comissão Organizadora, mediante depósito no valor de R$ 300,00 (trezentos reais). Se o recurso for procedente o valor será devolvido, caso contrário será revertido em favor da ACICA.

11.4. É vedado ao ciclista ou representante de equipe se dirigirem a Equipe de Cronometragem.

12. DAS DESCLASSIFICAÇÕES E OUTRAS PUNIÇÕES

12.1. Será automaticamente desclassificado do Desafio o atleta que:

12.1.1. Criar atalho (cortar caminho) empurrar, derrubar, agredir (física ou verbalmente) e tiver uma atitude antiesportiva contra o companheiro de prova, equipes, público, patrocinadores ou membros da organização;

12.1.2.  Trocar de bicicleta;

12.2. É lícito ao atleta concluir a prova carregando ou empurrando sua bicicleta.

12.3. Será desclassificado o atleta que deixar de comparecer a premiação ou se apresentar descalço, de chinelo, sem camisa ou com vestuário inadequado.

12.4. Será punido com acréscimo de 3 (três) minutos o atleta que descartar qualquer material fora da área reservada.

12.5. O acréscimo será em dobro em caso de reincidência.

12.6. Será punido com acréscimo de 1 (um) minuto o atleta que se aproximar da Mesa de cronometragem antes do anúncio do resultado parcial.

12.7. O acréscimo será em dobro em caso de reincidência.

12.8. Outras penalidades em acréscimo de tempo podem ser aplicadas a critério da Comissão Organizadora em casos não previstos neste Regulamento.

13. DAS ALTERAÇÕES DA PROVA E/OU DO REGULAMENTO, DOS CASOS OMISSOS E DA VIGÊNCIA

13.1. Por decisão da Organização do Desafio, a competição e seu regulamento poderão ser alterados, com a devida comunicação aos ciclistas inscritos pelos meios disponíveis.

13.2. Os casos omissos neste regulamento e seus complementos, serão julgados pelo júri composto pelos membros da Comissão Organizadora, o diretor de Prova e três ciclistas escolhidos dentre os participantes.

13.3. Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Altaneira, Ceará, em 28 de setembro de 2025.

 

 Raimundo Soares Filho - Presidente da Comissão Organizadora

 Pedro Rafael Pereira - Secretário da Comissão

 Bruno Roberto Duarte Pinheiro - Tesoureiro da Comissão

 Willamy Brito - Diretor de Prova



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