15 de novembro de 2025

Oposição obtém vitórias de peso na Justiça Eleitoral

Gledson é prefeito de Juazeiro e Roberto Filho comanda o Iguatu (Foto: Reprodução/Instagram)

Após meses de reviravoltas, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu ontem pela improcedência da ações que pediam a cassação dos prefeitos de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), e de Iguatu, Roberto Filho (PSDB). Atualmente, os municípios são as duas principais máquinas municipais comandadas pela oposição no Ceará. Caso de Iguatu acabou ganhando caráter surpreendente, com direito a empate inédito no pleno do TRE-CE. Atualmente desfalcado em um membro, a Corte acabou "rachando" no caso com três votos pela condenação e outros três pela condenação de Roberto Filho e seu vice, Francisco das Frutas (PSDB). Diante do impasse, o pleno definiu pela manutenção do resultado das eleições.

Glêdson, por sua vez, teve vitória folgada no TRE-CE, com cinco votos a um. Após o resultado, ele agradeceu a Deus, familiares e ao advogado nas redes, criticando "distorções" feitas pela oposição no caso.

Curiosamente, a absolvição de Roberto Filho acabou sendo mais "comemorada" por lideranças da base de Elmano de Freitas (PT) do que da oposição. Entre eles, os deputados Marcos Sobreira (PSB) e André Figueiredo (PDT).

A vitória dos oposicionistas pode ter impacto nas eleições de 2026 no Ceará. Historicamente ligado ao ex-governador Camilo Santana (PT), o Sul cearense não possui o mesmo alinhamento com o atual governador Elmano.

A briga pelo sul do Ceará

Glêdson administra o maior município do Interior cearense, terceiro maior de todo o Estado, atrás de Fortaleza e Caucaia. Roberto é gestor da maior cidade do centro-sul. Ambos são oposição — embora Roberto tenha feito acenos à base governista. Mesmo deputados da base aliada estadual que o apoiam a gestão municipal comemoraram a decisão do TRE-CE.

O sul do Ceará, particularmente o Cariri, tem peso crucial nas eleições estaduais. Foi determinante para a vitória de Camilo Santana (PT) em 2014, ao compensar a desvantagem dele na Capital. O hoje ministro é natural da região. A relação com Elmano de Freitas (PT) não é a mesma.

Ter o prefeito não garante os votos da população, mas ajuda. Principalmente em municípios maiores e com jornalismo profissional, a opinião pública tem mais efervescência e está menos sujeita às influências das máquinas. O chefe do Poder Executivo de Juazeiro do Norte já se porta com papel estratégico para a oposição estadual. Embora seja sempre delicado para gestores locais bater de frente com o governo.

Publicado originalmente no portal O Povo +

Leia também:

TRE-CE rejeita cassação do prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra

Em empate inédito no TRE-CE, prefeito de Iguatu escapa de cassação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.