21 de novembro de 2025

Lula diz estar "feliz" com fim de tarifaço dos EUA a produtos brasileiros

Para Lula a retirada das tarifas foi um sinal de que o Brasil agiu com autorrespeito diante das negociações (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou o fim do 'tarifaço' de 50% a produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, anunciado nesta quinta-feira (20/11), pelo chefe do Executivo norte-americano, Donald Trump.

"Eu estou muito feliz porque o presidente (Donald) Trump já começou a reduzir algumas taxações que eles tinham feito a alguns produtos brasileiros", disse o líder brasileiro, em discurso realizado no Salão do Automóvel, em São Paulo.

Essa foi a primeira posição oficial do governo brasileiro após a ordem executiva assinada por Donald Trump que colocou fim às tarifas a produtos brasileiros, sob as justificativas de ter tido conversas com o líder brasileiro e seguir orientações de funcionários da Casa Branca contra a inflação.

Entre os itens brasileiros que estão livres do tarifaço dos EUA, o documento norte-americano cita cortes de carne bovina, café, cacau em pó e frutas, como abacaxi, mamão, laranja, limão e goiaba. De acordo com o presidente brasileiro, a retirada das tarifas de 50% foi um sinal de que o Brasil agiu com autorrespeito diante das negociações.

"Essas coisas (retirada da tarifa) vão acontecer na medida em que se consiga galgar respeito das pessoas. Ninguém respeita quem não se respeita. Você tem que fazer aquilo que é possível fazer na hora que tem que fazer", afirmou Lula.

O tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros foi colocado por Donald Trump em julho sob a justificativa de que o Estado brasileiro perseguia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de estado.

Publicado originalmente no Correio Braziliense

Leia também:

Autoridades reagem ao fim do tarifaço dos EUA: "Brasil Soberano"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.