27 de novembro de 2011

Altaneira pode ganhar Ponto de Coleta do ECoelce

Posto de Coleta do ECoelce em Fortaleza - Divulgação
O Prefeito Delvamberto Soares está estudando proposta apresentada pelo servidor municipal Adegildo Domingos para implantação em Altaneira de um ponto de coleta do Programa ECoelce instituído pela distribuidora de energia Coelce no qual o consumidor troca resíduos por descontos na conta de energia elétrica.

O projeto, que desde janeiro de 2007, atende a cerca de 318.240 clientes cadastrados, tem alcançado, a cada novo ano, expressivos indicadores. Já foram contabilizados em torno de 10.296 toneladas de resíduos e concedido R$ 1.180.716,96 em descontos na conta de luz.

O Programa tem atuação em todo o Estado do Ceará e possui atualmente 55 pontos de coleta, destes 32 são fixos e 23 são coletas periódicas em comunidades principalmente do interior. Cerca de 70 comunidades são beneficiadas em 20 municípios.

Por seus resultados, o Ecoelce já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Entre outros, pode-se citar que foi eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact).

Como funciona:

Qualquer cliente Coelce, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no projeto munido da conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do Ecoelce.

Após o cadastro, o cliente poderá levar  todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.

Cada resíduo tem seu valor em kilo, unidade ou litro e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Resíduos que podem ser reciclados com o projeto:

Papel e papelão
Garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET)
Latas e cerveja e refrigerante
Embalagens tipo longa vida
Embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente, etc.)
Ferros em geral, arames e pregos
Plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, etc.)
Óleo de cozinha

Atualmente, são 44 postos fixos de coleta do Ecoelce estão em funcionamento, sendo 21 em Fortaleza e Região Metropolitana e 23 no interior do estado, na região do Cariri apenas os municípios de Juazeiro do Norte e Campos Sales possuem Postos de Coleta do Ecoelce.

Delvamberto e Adegildo são ex funcionários da Coelce e estão animados com a possibilidade de conseguirem mais este benefício para a população altaneirense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.