14 de novembro de 2011

PT elege novo Prefeito de Icapuí

Jerônimo Reis, no centro, comemora com
aliados - foto de Alcides Freire
O petista Jerônimo Reis é o novo prefeito de Icapuí. Com 61% dos votos válidos no município, o partido retoma o comando da cidade que geriu por cerca de 20 anos, quando, em 2004, perdeu as eleições para o PSDB. “Não só a retomada do PT, mas de um grupo político, que estava contra todo esse sistema que estava em Icapuí. Nós nos unimos e vamos recomeçar a história da cidade”, afirmou ao O POVO o prefeito eleito.

“Vai ser uma reconstrução política”, reforçou o deputado estadual Dedé Teixeira (PT), durante a comemoração nas ruas da cidade, na noite de ontem, onde estavam também nomes como o do deputado federal José Guimarães (PT). A avenida principal de Icapuí foi palco de comemoração petista, que fez carreata de motos, carros e trio elétrico.

A eleição suplementar foi realizada por conta da cassação, em setembro deste ano, do então prefeito José Edilson da Silva (PSDB) e de seu vice-prefeito, Heverton Costa, por suposto abuso de poder político e econômico.

O processo eleitoral encerrado ontem foi marcado por dúvidas. Até dois dias antes da escolha do novo prefeito, os eleitores viam-se num vaivém de possibilidades. O candidato do PMDB, Raimundo Lacerda Filho, fora substituído na cabeça de chapa, na noite da última sexta-feira, pelo seu vice, Irmão Betinho, que ficou em segundo lugar na votação, com 38% das preferências.

O nome inicial fora cassado pela Justiça Eleitoral, juntamente com o candidato de outra chapa, Marcus Rebouças (PTN). Isso porque ambos estavam filiados aos seus partidos havia menos de um ano, contrariando requisito legal. Tendo as candidaturas impugnadas, os dois partidos políticos recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que até ontem não havia julgado o caso. Por conta disso, os votos de Rebouças sequer foram computados.

Houve reclamações sobre a instabilidade no processo. “Toda essa reviravolta faz com que o eleitor não saiba direito quem é o candidato”, disse o professor Eudes Almeida, 25, após votar.

ENTENDA A NOTÍCIA

Icapuí fica no limite do litoral leste do Ceará, a 202 quilômetros de Fortaleza, quase na fronteira com o Rio Grande do Norte, Tem 18,4 mil habitantes e possui o 92º Produto Interno Bruto (PIB) entre 184 cidades do Estado.

Saiba mais

Somente em 2011, o TRE do Ceará já realizou eleições suplementares nos municípios de Jardim, Altaneira, Umirim, Alcântaras e Icapuí. Todos eles passarão por novo pleito municipal já no ano que vem, quando o Brasil inteiro elegerá novos prefeitos em eleições ordinárias quadrienais.

Após a cassação do ex-prefeito e do vice de Icapuí, em setembro deste ano, por suposto abuso de poder político e econômico, o presidente da Câmara Municipal de Icapuí, Manoel Jeová da Silva, havia assumido o Executivo municipal.


Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.