9 de novembro de 2012

Dilma homenageia Cid e diz que não quer ruídos na aliança PT-PSB

Dilma e Cid durante lançamento, em Brasília, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - foto Andre Dusek
Um dia após a prefeita Luizianne Lins (PT) ter viajado a Brasília para pressionar o PT cearense a fazer oposição contra Cid Gomes (PSB), a presidente Dilma Rousseff (PT) pegou a contramão do movimento e dedicou uma quinta-feira de homenagens ao governador. Cid foi o convidado de honra do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na Capital Federal, onde recebeu elogios rasgados de Dilma. O clima de “paz e amor” foi um balde de água fria na tática de Luizianne.

“Cid Gomes não está aqui mera e simplesmente representando os estados. Ele está aqui porque está sendo homenageado pelas boas práticas na educação como prefeito e agora como governador”, enalteceu a presidente, durante a solenidade.

Na companhia do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, Dilma e Cid depois seguiram para um almoço no Palácio da Alvorada. Por cerca de duas horas, eles trocaram afagos políticos e fizeram juras para as próximas eleições.

De olho em 2014, a presidente afirmou que não quer mais problemas entre PT e PSB. “Eu quero que acabe qualquer ruído (entre os partido)”, teria pedido Dilma, conforme relatou o governador após o almoço.

A relação entre as siglas tem estremecido nos últimos meses. No Ceará, o PSB ficou irritado com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no palanque de Elmano de Freitas, candidato derrotado à Prefeitura de Fortaleza.

Cid chegou a dizer que Lula não foi correto com o PSB no Ceará. O irmão do governador, Ciro Gomes, foi mais duro e classificou a visita do ex-presidente como “ingrata, imprudente e descuidada”. Ontem, em sinal de trégua, Cid afirmou que o assunto “está encerrado”.

No plano nacional, mais estranhamentos. A eventual candidatura do PSB à Presidência da República em 2014 também tem causado desconforto no PT. Nesse ponto, Cid disse o que Dilma queria ouvir e defendeu apoio “ativo e colaborativo” à reeleição da petista.

Entretanto, ele ventilou a possibilidade de ter o PSB ficar com a vice-presidência na chapa encabeçada por ela. A chefe do Planalto não respondeu, mas garantiu que fará uma reunião com os novos prefeitos do PSB e os governadores, em um gesto de boa relação.

A troca de gentilezas e o tom amistoso entre Dilma e Cid não pegou nada bem entre petistas mais ligados a Luizianne, que ainda se ressentem das fortes críticas do governador contra a prefeita. No auge da campanha, Cid acusou Luizianne de não gostar de trabalhar e de viver fazendo confusão. Ao O POVO, o deputado federal Eudes Xavier confirmou que o encontro de ontem em Brasília “causou desconforto”.

Apesar disso, Eudes avaliou que o governo federal tem liberdade para dialogar com o Palácio da Abolição, assim como o PT estadual pode definir seus rumos na oposição. O parlamentar disse ainda, que o presidente nacional do PT, Rui Falcão, deverá se reunir com Dilma, “para que ela veja até que ponto funciona esse modernismo dos Ferreira Gomes em Brasília e ate que ponto se deu a prática arcaica realizada nas eleições aqui no Ceará”.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.