14 de novembro de 2012

Encerrada a XIV Mostra SESC Cariri de Culturas

Grupo Buraco d'Óraculo e a Equipe do SESC e da SECULT Altaneira
Aconteceu na noite de ontem (13/11) o encerramento da XIV Mostra SESC Cariri, onde em Altaneira tivemos cinco espetáculos que garantiram a alegria e diversão do público presente. Entre as cidade escolhidas para as apresentação destacam-se o triângulo CraJuBar (Crato, Juazeiro e Barbalha), Nova Olinda e Altaneira. Foram vários espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.


Em Altaneira tivemos as seguintes apresentações:

09 de Novembro - Romeu e Julieta - O Encontro de Shakespeare e a Cultura Popular:

A mais conhecida história de amor de todos os tempos foi contada de uma forma bem popular.

A trama se passa em um terreiro de reisado, misturando Mateus e Catirinas com Romeu e Julieta, Montecchios e Capuletos com Jaraguá, Príncipe, guerreiros e frade entre lutas de espadas, danças, pau de fitas, roda de coco e maracatu.



O Grupo Garajal, com figurino colorido e recursos clownescos, aproxima a tragédia de Shakespeare com o teatro de rua, transformando Verona do texto original com brincadeiras e folguedos tradicionais e populares no Brasil.

10 de Novembro - Este Lado Para Cima:

Isto não é um espetáculo, é a montagem mais recente da Brava Companhia, resultado de uma pesquisa sobre o questionamento do "Mundo de Imagens e Aparências", na qual a sociedade se encontra.

A Temática é ensenada na rua ou em espaços alternativos, com muita agilidade de forma épica, abusando do humor e da ironia para desfilar uma série de questionamentos,  provocações e críticas aos captalismo e suas práticas predatórias do trabalho.

Criando uma divertida metáfora da vida contemporânea com suas tradições e absurdos. O poder do Mercado e o controle das relações humanas exercido por ele são discutidos com um humor anárquico neste trabalho da Brava Companhia.


11 de Novembro - Ser TÃO Ser - Narrativas da Outra Margem

Espetáculo construído a partir das histórias de vida dos moradores do extremo leste de São Paulo.  Dessa forma, a peça procura entender a situação em que vivem essas pessoas, mostrando também a beleza de suas histórias e convidando o público a uma reflexão sobre adversidade e superação.

Com base nos depoimentos, o grupo leva para a rua uma série de relatos sobre o homem que está fora de seu território, jogado à margem de uma cidade grande, passando por três estágios distintos: a partida, a luta por um pedaço de chão e a construção de conjuntos habitacionais.

Dessa forma, a peça procura entender a situação em que vivem essas pessoas, mostrando também a beleza de suas histórias e convidando o público a uma reflexão sobre adversidade e superação.



12 de Novembro - Teatro a La Carte:

Em espaços alternativos, o Santa Víscera encena fragmentos de espetáculos de teatro de diferentes linguagens e estilos, que variam entre o drama, tragédia, comédia, tragicomédia, realismo-mágico, teatro do absurdo e infantil.

As cenas são oferecidas em um cardápio cénico composto por mais de 30 cenas, que vaiam de 3 a 8 minutos de duração.


Atendendo a todos os tipos de públicos e dando ao espectador a autonomia na escolha das cenas conforme seu gosto. No Menu escritores e dramaturgos consagrados da literatura mundial, além de criações coletivos do núcleo.


13 de Novembro - Arrastão da Gaita:

É uma espécie de bloco, formado por cinco músicos cujo "Instrumento-Guia" é a Gaita este instrumento, muitas vezes ligado a imagem do blues Norte Americano, ganha no projeto a sonoridade da nossa Cultura.

 A Gaita se junta à percussão, fazendo o show vibrante. O Gaitista cria um personagem, o "Índio do Arrastão da Gaita", que na peformance, junto com outros músicos constrói um painel brasileiro de fusão onde a nossa raíz da cultura popular é o ponto de partida.

Na dança do índio, no toque do tambor e no som inésperado da gaita, o maracatu, baião, samba e cirando formam esse híbrido cultural pós-moderno e hurbano.







O ENCERRAMENTO DA MOSTRA:

No dia 13 tivemos o encerramento na cidade do Crato com um grande show com Raimundo Fagner, que lotou o espaço da RFFSA. Durante todo o evento foram 81 grupos, de 14 estados do Brasil, participando da Mostra, sendo 32 do núcleo de artes cênicas, 14 de artes visuais, 23 de música, cinco de audiovisual e sete de literatura. Além de 44 grupos da tradição popular convidados pelo Sesc.

Raimundo Fagner em show de encerramento da Mostra SESC - Foto João Alves

Confira mais Fotos.

João Alves entrevistando Fabio Carneirinho
João Alves entrevistando Carla Prado


Dados: http://www.mostracariri.com.br/
Fotos: João Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.