13 de novembro de 2012

"Padre Cícero: história e influência" por Yohanna Pinheiro

Padre Cicero em solenidade como Prefeito de Juazeiro do Norte - foto Arquivo do Memorial
Para uns, Padre Cícero Romão Batista é santo milagreiro. Para outros, herege e “coronel de batinas”. Fato é que a popularidade de Padre Cícero espalhou-se por todo o País. Ele movimentou romarias que acontecem até hoje, foi alvo de discussões no parlamento e na imprensa, chocou a cúpula da Igreja Católica e acirrou discórdias entre facções políticas do Nordeste. Fez história.

Padre Cícero continua a gerar muitas polêmicas dentro da Igreja Católica e no meio acadêmico brasileiro. Pensando em reunir todos os fragmentos da trajetória do sacerdote, a editora Senac lançou a coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro, organizada por Renato Casimiro e Luitgar de Barro. A coletânea reúne textos, fotografias e DVDs com o conteúdo de cartas e documentos inéditos.

De acordo com Renato Casimiro, organizador do primeiro volume da coleção, cerca de 700 documentos inéditos foram encontrados no arquivo da Diocese do Crato. “Ninguém tinha tido ainda interesse em vasculhar isso tudo. São documentos, na maior parte, de mais de 130 anos”. Os arquivos, manuscritos em português arcaico, foram transcritos integralmente. Segundo Casimiro, o processo garante a fidelidade do uso dos documentos.

O primeiro livro da série, A Questão Religiosa, é uma compilação de documentos sobre o chamado milagre eucarístico. Além de trazer os inquéritos realizados na época, o livro apresenta também correspondências, declarações, transcrições de artigos de jornal, questionários e outros documentos, todos relacionados ao período de 1862 a 1934.

Já o segundo livro, Autonomia Político-Administrativa, traz discussões e análises científicas de acontecimentos que levaram à emancipação política de Juazeiro do Norte. O objetivo é compreender a participação de Padre Cícero nos principais acontecimentos históricos da região, através de estudos da história politica da Cidade, seus desdobramentos, cronologia, atores (moradores, romeiros, etc) e espaço em que atuam.

Casimiro afirma que a coletânea será distribuída entre as principais bibliotecas públicas do Brasil e do mundo, e também entre pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas no assunto. Para aumentar o alcance do material, o projeto prevê ainda a construção de uma página na internet onde os arquivos serão disponibilizados.

O autor afirma ainda que cópias do livro foram enviadas a Roma, para que os estudos sobre Padre Cícero continuem no Vaticano. A compilação serve também para contribuir que a diocese tenha uma posição acerca da polêmica envolvendo o milagre de Juazeiro.

Líder espiritual e político do que hoje é o município Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, Padre Cícero é autor de polêmico milagre - quando a hóstia que consagrou virou sangue na boca da beata Maria de Araújo, em 1889. O sacerdote pediu que se formasse uma comissão de padres e profissionais de saúde para investigar o acontecimento, e eles não encontraram uma explicação natural para o caso. Outra comissão foi formada e o fenômeno foi considerado uma farsa. Padre Cícero teve suas ordens sacerdotais suspendidas.

Mas a devoção do povo ao religioso só aumentou. A população o declarava santo, visitantes vinham em romarias para ver o milagre de perto. O povoado foi crescendo, até que, em 1911, foi elevado à categoria de município, chamado Joaseiro.

Primeiro prefeito do recém-formado município, Padre Cícero aliou-se a políticos e oligarcas. Com outros 16 políticos, ele firmou acordo de cooperação mútua com o compromisso de apoiar o então governador, Nogueira Accioli. O encontro recebeu a alcunha de Pacto dos Coronéis e é considerado importante acontecimento do coronelismo brasileiro.

Publicada originalmente no portal o Povo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.