10 de novembro de 2012

Mostra SESC Cariri leva Teatro de Rua para Altaneira

O clássico de Shakespeare foi encenado no Calçadão de Altaneira - foto João Alves
O calçadão da Praça Manoel pinheiro de Almeida, palco de tradicionais festejos populares e grandes eventos políticos na noite de ontem (09/11) virou um grande teatro ao ar livre.

Pela primeira vez participando do circuito Mostra SESC Cariri de Cultura Altaneira recebeu a peça Romeu e Julieta – o  Encontro de Shakespeare e a cultura popular. Ao som de tambores, entre lutas de espadas, maracatu, música e reisado, a peça  reúne a tragédia  shakespeareana com signos da regionalidade nordestina, aproximando o teatro clássico dos folguedos tradicionais do folclore brasileiro e promovendo assim um grande encontro entre o erudito e a cultura popular.

Interpretada pelo Grupo Garajal do Instituto Garajal de arte e cultura popular, criado em 2003, a obra de William Shakespeare foi adaptada à linguagem de cordel para narrar a mais conhecida história de amor de todos os tempos, ambientada em um terreiro de reisado, misturando Mateus e Catirinas com Romeu e Julieta, Montec, Carpólitos, Frei, Jaraguá, Príncipes, Guerreiros, Borrinhas.

O espetáculo também conta com vários personagens regionais: do Maracatu, do Pau de Fita, palhaços, brincantes e até o Boi, figura principal de muitas festas Brasil afora. Apresentado em montagem de rua, Romeus e Julietas se alternam durante a peça em uma trama complexa. Todas as atrizes e atores, em algum momento, encarnam as personagens principais desse amor.

O figurino de Dielan Viana, com adereços lembrando o encarnado e os tons anis dos pastoris populares, harmonizou os elementos nordestinos aos shakespearianos. E no fim, Romeu e Julieta surgem de roxo para simbolizar a fusão das famílias.

A direção é de Mário Jorge Maninho e Diego Mesquita – e como assistente Miguel Cairo. A adaptação do texto ficou por conta do escritor cearense Victor Augusto. A ousadia é recompensada com um show comovente e vivo, encantando o público de todas as idades.

A apresentação contou com uma boa participação do público local em especial dos estudantes que após as aulas compareceram ao Calçadão.

Confira outras fotos da peça na cobertura do Garoto Beleza:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.