21 de novembro de 2012

"É caótica a situação dos universitários de Altaneira", afirma estudante

A estudante do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (URCA), Michelle Alves, denunciou no grupo “A Política de Altaneira” na rede social Facebook os problemas enfrentados pelos estudantes universitários em relação ao transporte oferecido pelo Governo Municipal.

“Estamos aqui sem ter muito que fazer a não ser lamentar a situação e pedir um pouco mais de respeito aos administradores da nossa cidade para com os universitários que já estão cansados com essa situação de não ir até a Universidade, por conta de problemas com o transporte. Desde semana passada que nós universitários da manhã estamos sofrendo e tendo que pagar passagens até a cidade do Crato ou Juazeiro porque é sempre o mesmo problema: ônibus quebrado, ônibus sem bateria, ônibus sem freio e por aí vai” denunciou a estudante.

Michelle lembra ainda que o transporte gratuito é um direito dos estudantes e uma obrigação do Governo Municipal prevista na Lei Orgânica do Município e que não está sendo cumprido na sua plenitude.

Até a publicação desta postagem a denúncia da estudante já tinha recebido 43 comentários, mas ninguém da Secretaria de Educação justificou os problemas relacionados ao transporte dos universitários.

O jovem Kleiton Alves cobrou esclarecimento do Prefeito Delvamberto Soares e disse ser inacreditável o que passam os futuros profissionais de Altaneira.

Por sua vez o universitário Claudio Gonçalves disse que houve uma evolução em relação aos serviços prestados pelo Município aos universitários, antes nem o carro era concedido pela administração; diz também que situações como a denunciada pela estudante não pode acontecer, para tanto carece de um planejamento e de uma logística bem elaborada com os transportes municipais.

Claudio lembra ainda que na gestão anterior era tudo mais difícil e os críticos de hoje não posicionavam diante da situação caótica, mas também afirma que não se pode usar os erros do passado para encobrir os do presente.

O vereador eleito Edezyo Jalled, estudante do curso de contabilidade em Juazeiro, também denuncia a falta de respeito aos universitários na gestão anterior e disse “situação hoje é bem melhor que antes, pois já temos transporte gratuito, porém se falta carro ou ele está com problema é preciso sentar, reclamar, conversar e chegar a um consenso que seja melhor para a Classe Universitária, porém como Reclamar e Criticar se a Associação que cobra o transporte está mais do que irregular”

Edezyo disse que sempre lutou e vai continuar lutando ainda mais pela classe universitária de Altaneira, porém para buscar melhorias é preciso não só ter uma Associação mais ter uma Associação atuante junto aos órgãos competentes.

O vereador Professor Adeilton lançou um desafio a todos os estudantes para reestruturar a Associação dos universitários e pediu a todos que não levem a discussão para o lado político partidário, “vamos resolver esse problema e depois cada um faz uma análise de consciência” disse o parlamentar.

A servidora Dorinha Soares lembrou na época em que estudava sua mãe chegou a pagar um salário mínimo de passagens uma vez que não existia nem promessa do serviço para os estudantes da manhã.

A jovem Tati Freire concorda que a situação está complicada, no entanto lembra que foi muito pior. “Se não tem ônibus todo dia é de fato uma pena, mas pior seria se não tivesse dia nenhum. Talvez com um pouco de "dificuldade" nós universitários possamos parar de blábláblá e AGIR coerentemente! Bora lutar pra melhorar e usar de argumentos convincentes e menos sensacionalistas pra ver a coisa ANDAR” postou Tati.

O professor Nicolau Neto disse que a classe estudantil precisa se unir, organizar e lutar pelos seus direitos. “Ter um corpo de universitários forte ideologicamente, onde todos, a pesar das diferenças políticas - partidárias falem a mesma língua, é muito importante nessa luta” disse

Encerrando debate o jovem Edycler postou: “Concordo que é caótica a situação dos Universitários de Altaneira, como é caótica a situação da Associação, e o pior de tudo é lidar com um grupo de pessoas que se auto define Deuses do Conhecimento e da Razão...”

O Município de Altaneira não possui veículos exclusivos para o transporte dos universitários os ônibus usados são os mesmos do transporte escolar dos estudantes do ensino fundamental.

Um comentário:

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.