5 de novembro de 2016

Diocese lança Nota de Consternação pelo falecimento do professor Plácido Cidade Nuvens

O professor Plácido, ex-reitor da URCA, também foi funcionário da Diocese do Crato (Foto: Arquivo pessoal)

Com o título “Um filho da Igreja, servidor do Reino” a Diocese do Crato publicou ontem (04/11) Nota de Consternação pelo falecimento do Prof. Plácido Cidade Nuvens e faz um resumo de sua história, ressaltando as vinculações do sociólogo, filho de Santana do Cariri com a Igreja Católica.

“A Diocese do Crato sente especialmente esta dor, em se tratando de um filho desta igreja local que desde sua infância, sob a influência do Padre Cristiano Coelho, vigário de Santana do Cariri, preparou-se para o serviço da comunidade, inicialmente na perspectiva do ministério sacerdotal e, depois, já concluído em Roma toda sua formação eclesiástica, na opção de dedicação à causa política, social e humanitária, numa militância multifacetada de leigo e cristão que Dom Vicente soube apoiar e estimular” diz a nota.

A nota lembra que em 1957, Plácido ingressou no Seminário São José. Desde então conservou-se em relação com sua Diocese. Foi um seminarista próximo do seu bispo que o mandou cursar teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, formando na época um grupo de cinco futuros padres e que Plácido percebeu que muito lhe valeria uma formação na área de ciências sociais no que foi atendido por Dom Vicente que o estimulou a se formar nesta área.

Transcreve também trecho do discurso da professora Edith Menezes de Oliveira, proferido por ocasião da concessão do título de Doutor Honoris Causa pela Urca ao Prof. Dr. Plácido Cidade Nuvens, nos seguintes termos: 

“Plácido retorna ao Brasil em dezembro de 1973. Em janeiro de 1974 passa a trabalhar na Diocese do Crato, precisamente na Fundação Padre Ibiapina – FPI, instituição criada por Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, então bispo Diocesano. Nesta instituição, a contribuição maior consistiu em dar fundamentação filosófica e teológica a ação de Promoção Humana desenvolvida pela FPI. A ação se voltava para a quebra do isolamento cultural das comunidades do interior dos municípios da Diocese do Crato, além de criar condições para despertar o trabalhador rural para ir buscar a organização da categoria em sindicatos. Ele trabalhou na Fundação durante dez anos, dando incansável suporte teológico, filosófico e também científico. Um ponto que não posso deixar de ressaltar da sua atuação na Coordenação Colegiada foi a criação de um setor que expressa, entre outras coisas: sua preocupação com a memória regional e da instituição, a valorização dos talentos regionais e sua ampla divulgação, a preocupação com as riquezas naturais e, por fim, a qualificação continuada de todos aqueles que faziam a Fundação Padre Ibiapina. O setor recebeu o nome de Centro de Estudos, Documentação e Pesquisa – CENDEP, onde ele foi coordenador durante vários anos.”

A nota lembra ainda que entre as diversas iniciativas de Plácido na FPI, merecem registro a publicação do livro “Cante lá que eu canto cá”, de Patativa do Assaré, em coedição com a Editora Vozes. Coube ao CENDEP a divulgação do livro, e que tomou uma dimensão tão ampla que chegou a ultrapassar as fronteiras nacionais.

O atual Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes, da Diocese de Crato, tem sua história ligada às ações do CENDEP, e portanto, à figura e ação de Prof. Plácido. Este colaborou com pesquisas, orientações, partilha de experiências.

Registra também a nota da Diocese que professor Plácido foi professor de muitos padres, além de ter sido prefeito de Santana do Cariri. "E alí plantou uma árvore frondosa: o Museu de Arqueologia de que toda a Região se orgulha" e como Reitor da Universidade Regional que ajudou a criar.

"A Diocese do Crato bendiz ao Senhor pela trajetória de vida deste seu filho em cuja história percebe a realização de uma vocação para o serviço dos irmãos e da sociedade", encerra a nota.


Clique aqui e saiba mais sobre o sociólogo Plácido Cidade Nuvens


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.