28 de abril de 2020

Pedidos de impeachment não são prioridade, diz Rodrigo Maia

Para o presidente da Câmara dos Deputados o momento requer equilíbrio para tratar de assuntos mais importantes (Foto: Najara Araujo)
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), questionado ontem (27/04) sobre pedidos de impeachment e de abertura de comissão parlamentar de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro, afirmou que a prioridade da Casa, neste momento, é o combate à pandemia.

Rodrigo Maia afirmou que o papel da Câmara, neste momento, é o debate, de forma específica, ao combate ao coronavírus, disse ainda que os conflitos políticos e nas redes sociais, mas não podem tirar do debate e da pauta os projetos e projeções em relação ao enfrentamento do vírus que deve ser a prioridade, disse ainda que a saída dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e da Justiça Sergio Moro colaboraram para o clima ruim.

“O ex-ministro da Saúde e o da Justiça são homens públicos com muita credibilidade, o que gera muita pressão da sociedade, muitas críticas ao governo, mas todos esses processos, de CPI, impeachment, tem de ser pensados e refletidos com muito cuidado”, ponderou.

Maia defendeu, porém, a postura de parlamentares de debaterem a criação de CPI e a viabilidade de um impeachment contra Bolsonaro. Ele destacou que não pode fazer declarações sobre processos.

“Eu sou o juiz. Não posso comentar temas em que a decisão é minha e independente. Passei por isso no governo do presidente Michel Temer. Superamos esse equilíbrio, e muitos olham aquele governo com saudades de coisas que a gente fez junto”, afirmou.

“Passamos por duas denúncias, muitos pedidos de impeachment, e não podemos ter açodamento. A pressa faz com que a crise do coronavírus tenha contornos ainda mais graves no impacto da vida da sociedade. Mas a Câmara deve ter paciência e equilíbrio para tratar do mais importante, que é a vida, o emprego e a renda dos brasileiros”, enfatizou.

De acordo com Maia, por causa da pandemia, a previsão é de uma queda no Produto Interno Bruto que, se comparada à projeções de crescimento para o fim de 2020 antes do coronavírus, equivaleriam a 10%.

“Isso vai gerar aumento do desemprego no Brasil. Já se projeta aumento na taxa de desemprego de 16%, um aumento da economia informal chegando a 50% dos empregos no país. São números dramáticos em relação à vida, ao desemprego e à renda dos brasileiros”, concluiu o presidente da Câmara.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.