21 de abril de 2011

Os Caretas de Altaneira

Caretas de Altaneira - foto João Alves
Algumas tradições e costumes são preservados em Altaneira, sem nenhuma intervenção do poder público, dentre elas se destacam a Festa dos Caretas, uma das mais tradicionais da região, se livrou da extinção, como ocorreu em outros municípios.

Não temos registro histórico do início da brincadeira, mas os mais velhos conta que desde a antiga vila de Santa Tereza o profano e o religioso se misturam em uma folia mística e assustadora.

Alguns altaneirenses organizam todos os anos grupos de caretas como meio de fazer com que esta tradição não seja extinta. E isso já aconteceu, no entanto se faz necessário ajudar esses grupos a diminuir o preconceito do poder público e da Igreja em relação à festa, que é pagã.

A Festa dos Caretas acontece no sábado de aleluia, mas durante os dias que antecedem a Semana Santa vários grupos caminham pelas estradas pedindo esmola para formação do Sítio do Judas.

No sítio dos caretas improvisado em uma rua da cidade serão distribuídos todos os produtos arrecadados nas caminhadas. No centro do sítio num mastro é colocado o Judas, um boneco de pano com todo o dinheiro arrecadado.

Com chicotes nas mãos e usando máscaras de borracha, de pano e até de pele de animais,  os caretas anônimos se organizam para proteger o Judas e os produtos dos que ousam roubar o sítio.

Como numa luta entre o bem e o mal, eles não respeitam parentes, nem amigos. Jovens, mulheres, crianças e idosos: todos se sentem instigados a invadir o sítio e levar algum produto, mas qualquer um que se atreva é rapidamente castigado a chicotadas.

Nas ruas da cidade um dos principais objetivos dos caretas é assustar as crianças e são elas as principais responsáveis pela perpetuação da tradição. Imitando os adultos, os pequeninos ensaiam o rito, sempre antes da festa, que se repete há cerca de 70 anos, sem que se explique ao certo o motivo de sua existência, os que hoje são assustados serão os caretas de amanhã.

Uma das brincadeiras deste ano é organizada pelo Bitonho que após os saques do sítio realizará um forro no seu Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.