7 de abril de 2011

Diretoria da Rádio Altaneira FM corta transmissão da Câmara e divulga Nota

Radialista Flavia Regina e Prof. Carlos Tolovi um dos 
administradores da Rádio Comunitária Altaneira FM
A Rádio Comunitária Altaneira FM, divulgou na tarde de ontem através do Programa Notícias em Destaque e no seu Blog Nota de Esclarecimento à comunidade sobre a parceria entre a entidade mantenedora da rádio e a Câmara Municipal de Altaneira.

A Nota afirma que o problema em questão não é essencialmente financeiro, mas a falta de solidariedade e vontade política de se fazer parceria e assumir a responsabilidade de um meio de comunicação que está à serviço de todos e que não possui fins lucrativos.

Leia a Nota:

"Queremos afirmar que, no início do ano passado a diretoria da rádio criou um estatuto de funcionamento interno, obedecendo ao estatuto da Associação Beneficente de Altaneira, para regularizar a utilização dos espaços da rádio na programação semanal. As entidades que usassem mais de uma hora por semana, deveriam colaborar com a manutenção da rádio. Na ocasião nós convidamos as entidades que estavam utilizando semanalmente a rádio comunitária para a divulgação de suas atividades institucionais e comunitárias, para discutirmos o estatuto. E, sabendo da importância da transmissão das sessões para os altaneirenses, e como a Câmara estava usando uma média de quatro horas por semana, nós procuramos o presidente para apresentar o estatuto, pedir sua opinião e dizer se estava de acordo. Sendo assim, no dia 22 de janeiro de 2010, o então presidente Raimundo Rodrigues da Costa, assinou o documento confirmando que estava ciente do estatuto e que concordava com o mesmo. Na ocasião, decidiu-se que a contribuição da Câmara seria referente a um apoio cultural destinado ao projeto “Notícias em Destaque”. Diante disso, o programa foi ao ar já no mês seguinte.

Contudo, passaram-se alguns meses e este acordo começou a ser descumprido. Atualmente somam-se 7 meses de descumprimento do estatuto e do acordo de apoio cultural para o projeto. Diante disso, a diretoria da rádio procurou a Presidência da Câmara (da gestão anterior e desta gestão) para saber de que forma este impasse seria resolvido. Contudo, nada foi feito até o dia de hoje.

Por fim, queremos esclarecer o seguinte:

1) Entendemos que a transmissão das sessões é algo de muita importância para o exercício da cidadania e esclarecimento da comunidade altaneirense.
2) Não queremos, de forma alguma, que a câmara Municipal cometa qualquer irregularidade ou ilegalidade para dar continuidade à parceria.
3) Lamentamos o fato de que, apesar de estarem descumprindo o estatuto de funcionamento interna, a Câmara coloca a Rádio como se esta estivesse querendo firmar um convênio irregular.
4) Afirmamos que o problema em questão não é essencialmente financeiro, mas a falta de solidariedade e vontade política de se fazer parceria e assumir a corresponsabilidade de um meio de comunicação que está à serviço de todos e que não possui fins lucrativos. Mesmo porque, se a rádio é comunitária e se os vereadores são representantes da comunidade, por que não estão se preocupando com a sobrevivência e manutenção deste instrumento tão importante para o nosso município? O que a diretoria da rádio propõe é o diálogo o respeito e a interação entre as instituições."

VAMOS NÓS: Considero uma verdadeira picuinha a decisão da Diretoria da Radio Comunitária Altaneira FM, tal decisão não passa de boicote a atual gestão do Vereador Deza que sempre foi um dos maiores apoiadores da Radio, da Fundação e da Associação ARCA.


A decisão da diretoria se deu em virtude de que o Presidente em exercício decidiu não cumprir um acordo ilegal realizado entre a Gestão anterior e a Diretoria da Rádio Comunitária Altaneira FM.


Vem à tona com este triste episódio aquela velha máxima "o errado só não deve ser feito para os outros, mas para nós pode". Ora como um Gestor que sempre pregou a moralidade com a coisa pública poderia arcar com despesas irregulares só porque os dirigentes de uma entidade que se diz filantrópica e social quer.


Vale ainda indagar será se a diretoria da rádio não está deixando prestar um serviço  a comunidade? por outro lado em que ajudaria a rádio o corte das sessões da Câmara?


Finalizo reafirmando que a decisão da diretoria é PICUINHA e BOICOTE ao vereador Deza por não querer fazer algo ilegal.


Conclamo aos associados e a comunidade em geral, para mobilizar esforços no sentido de convencer a Diretoria da Rádio a rever esta esdrúxula decisão ou em caso extremo que seja destituída a atual Diretoria na forma estatutária, uma vez que por razões pequenas estão deixando de cumprir um dos principais objetivos da rádio.

6 comentários:

  1. Esse caso está tomando outros rumos. Lembro que Deza uma falou na Câmara da importancia transmissão das sessões pela FM. O caso vem ganhando muita lenha. Se os políticos devem ser honestos, o presidente deve o ser tambem. A FM tem CNPJ, a Fundação tambem. A Câmara sempre alocou até veiculos. É dificil um meio de comunicação viver sem incomodar. Nao seria o caso buscar a via legal, que deve haver, e a Camara, a FM e Altaneira para os altaneirenses.

    ResponderExcluir
  2. Flávia Regina – Comunicadora e apresentadora do Notícias em Destaque da Rádio Comunitária Altaneira FMsexta-feira, abril 08, 2011 9:00:00 AM

    Cuidado com as palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com as suas ações: elas se transformam em hábitos.
    Cuidado com os seus atos: eles moldam seu caráter.
    Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
    Paulo Coelho

    ResponderExcluir
  3. Caro Sr. Raimundo Soares, indigna-me, que o Senhor com tanto conhecimento jurídico tenha afirmado com tanta certeza, algo que tratamos como justo, ser “PICUINHA”, pois o que aconteceu com a câmara atualmente, já aconteceu com outras entidades, ou seja, não se trata de “PICUINHA”, mas sim seguir o que está definido no nosso estatuto, assim como o presidente da câmara o fez. Esclarecendo melhor os fatos, esse feito acontece por conta do que está definido no nosso estatuto, Isso já foi dito na própria postagem acima, que veio da nota de esclarecimento passada pelo noticiário Noticias em Destaque, essa decisão já era prevista, independente de qual fosse a entidade.
    No nosso estatuto diz que qualquer entidade pode usufruir do espaço de 01 (uma) hora semanal, sem remuneração nenhuma. Caso esse tempo seja ampliado, requisitamos uma colaboração para a manutenção básica da rádio e dos aparelhos, e que esse foi cancelado no caso da transmissão das sessões ordinárias, e extraordinárias do poder legislativo. Então, assim como para o poder legislativo é ilegal fazer esse tipo de contrato, da nossa parte também contra o estatuto dar privilégio a uma entidade, onde outras também querem usufruir desse serviço.
    Sem mais para o momento.

    ResponderExcluir
  4. Diferente dos comentários e da pauta da sessão da Câmara que virou notícia, é preciso antes de tudo ter lucidez para distinguir uma coisa de outra.
    Antes de denunciar, fazer comentários maldosos, é importante averiguar e tomar ciência dos fatos. É triste perceber a falta de solidariedade e conhecimento de causa de algumas pessoas! principalmente quando é realizado dentro das formas legais, não é porque a nossa Rádio é uma emissora que não tem fins lucrativos que esta não irá precisar de ajudas financeiras, até porque qual entidade ou associação que não necessita de ajuda?Desta forma para que casos como esses não se tornem alvos de criticas e denúncias infundadas é preciso tomar conhecimento de algumas questões bem relevantes que se tornam indispensáveis sobre este assunto. E dessa forma não podemos descumprir o que está no nosso Estatuto, até porque vivemos em um mundo que exige DEMOCRACIA PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  5. quando nos encontramos em momentos de alegria e vitórias não podemos nos esquecer das amizades nos momentos de luta.

    ResponderExcluir
  6. Os argumentos dos arkeiros não tem o mínimo de sustentabilidade.
    Primeiro: a Câmara não é entidade;
    Segundo: a ARCA tem um programa semanal de uma hora e outro todo dia, onde o apresentador na abertura dizia "este programa é de inteira responsabilidade da ARCA";
    Terceiro: a rádio é uma concessão estatal o mínimo que se cobra é a prestação de serviço a comunidade.
    Por fim uma indagação sem respostas ainda: O que a rádio ganha cortando as transmissões da Câmara?
    Reafirmo foi picuinha e boicote.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.