20 de abril de 2011

"Será se a Última Ceia de Cristo foi afinal numa quinta-feira?" por Ricardo Paz Barroso

A Ultima Ceia de Leonardo Da Vinci - foto reprodução/Google

Quinta-feira Santa ou Quinta-feira de Endoenças é como é conhecido o dia em que, presumivelmente, Jesus Cristo terá tomado a última ceia, rodeado pelos apóstolos. É o dia que marca o fim da Quaresma e é também o dia do "lava-pés".

Mas agora vem um investigador inglês, Colin Humphreys, da Universidade de Cambridge, dizer que as discrepâncias quanto à verdadeira data da última ceia entre os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas e o evangelho segundo João se deve ao fato daqueles três primeiros terem usado um calendário mais antigo do que o calendário lunar usado na época. Colin Humphreys, citado pela BBC, conclui assim que a última ceia terá acontecido no dia 1 de Abril do ano 33 (depois de cristo, claro).

A comprovarem-se verdadeiras, estas investigações podem também significar que a prisão e interrogatório a Jesus Cristo aconteceram em datas diferentes, quando até agora todos alegam que foram no mesmo dia.

No seu livro "The Mistery of the Last Supper", Colin recorreu a análises materiais, históricas e astronómicas para estudar as discrepâncias que existem quanto à data da última ceia.

Enquanto Mateus, Marcos e Lucas dizem nos seus evangelhos que a última ceia coincidiu com a páscoa judaica, João descreve que a refeição se deu antes dessa data.

Colin explicou à BBC que este é um "dos assuntos mais espinhosos do Novo Testamento, que tem intrigado muitos estudiosos desde há séculos".

Mas Colin dá a sua versão dos acontecimentos. "Se verificarmos todas as coisas que aconteceram a Cristo desde a Última Ceia até à Crucificação, e foram muitas, vê-se que seria impossível encaixá-los a todos num período de tempo entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira".

Publicado originalmente no Portal i

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.