17 de abril de 2011

PSDB tenta se reerguer após derrotas

Após sucessivas derrotas e corridas frustadas rumo ao Palácio da Abolição, o PSDB do Ceará começa a se reestruturar para as eleições de 2012 e 2014. Hoje (17/04), o partido realiza convenções em 88 municípios cearenses para renovar os comandos dos diretórios da sigla no Estado.

A expectativa do partido é de que, até setembro, os 184 municípios do Ceará tenham os seus diretórios renovados e prontos para a disputa do próximo ano. O futuro presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, que deverá ter o cargo oficializado no próximo dia 14 de maio, na convenção estadual do partido, destaca que o lançamento de candidaturas próprias da sigla no Interior em 2012 vai depender das negociações em cada município. “Vamos respeitar a postura local de cada diretório e o que cada um entender o que é melhor para o partido”, disse Cals.

Com a já anunciada candidatura própria para a Prefeitura de Fortaleza nas próximas eleições municipais, o PSDB garante que fará oposição ferrenha à prefeita Luizianne Lins (PT). E não somente a ela. Segundo Cals, o governador Cid Gomes (PSB) também será alvo de críticas, já que foi o principal responsável pela reeleição da prefeita. “No nosso entendimento, como ele (o governador) ele foi o principal responsável pela reeleição de Luizianne, ele é co-responsável pela má administração que está ocorrendo em Fortaleza”, justifica o tucano, que já se colocou à disposição do partido para a disputar o pleito de 2012.

Para além das próximas eleições municipais, o PSDB realiza as renovações dos diretórios no Interior, estrategicamente, com vistas também em 2014. A intenção é comunicar a todos os diretórios do Estado que o partido terá candidatos ao Governo do Estado, ao Senado e à Presidência.

“Eles estão sendo avisados três anos antes que teremos candidatos majoritários em 2014. Portanto, não vamos abrir mão que eles estejam integrados a nós”, disse Cals, que também avisou: “Só ficará aquele que tiver assumido compromisso com a majoritária em 2014. Esse será o pré- requisito para o permanência no PSDB”.

As declarações do tucano fazem alusão ao episódio ocorrido nas eleições do ano passado, em que várias lideranças do PSDB no Estado trabalharam para a reeleição de Cid Gomes, em vez de apoiarem a candidatura de Marcos Cals.

O tucano, no entanto, admite que a culpa não foi das lideranças. “O problema foi que o PSDB ficou até junho defendendo a coligação em defesa da reeleição do governador. Só em junho, foi que Cid não sinalizou efetivamente que iria se coligar com o PSBD, que resolveu lançar candidato próprio”.

Em 2010, o PSDB sofreu com as derrotas de Tasso Jereissati, que concorreu para o Senado, e de Marcos Cals, que disputou vaga para o Governo do Estado. Além disso, o número de tucanos na Assembleia e na Câmara Federal diminui.

No próximo dia 30 de abril, o PSDB realizará sua convenção municipal, no Hotel Praia Centro. Na ocasião, o nome de Pedro Fiúza, que disputou vaga de vice-governador na chapa encabeçada por Marcos Cals nas últimas eleições, será apontado para a presidência.

A convenção estadual do partido ocorrerá , por sua vez, no próximo dia 14 de maio, das 9h às 13 horas, no Kukukaya, quando Marcos Cals deverá assumir como presidente. Ele garante que a juventude será o principal ponto de enfoque do partido.

A Convenção Municipal dos tucanos em Altaneira será realizada no próximo domingo (24/04) no Plenário da Câmara Municipal.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.