11 de abril de 2011

TSE divulga evolução do eleitorado cearense

Fila de votação em Altaneira no segundo turno em 2010 

O eleitorado cearense cresceu apenas 0,018% de outubro de 2010 até março deste ano. As informações, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indicam que em 148 dos 184 municípios do Estado o número de eleitores diminuiu. Essa redução é atribuída a dois fatores: transferências realizadas no período e o cancelamento de inscrições de eleitores que morreram.

No Brasil, nesse mesmo período, o crescimento do eleitorado foi de 0,076%. Nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul houve redução. Por Estado foi registrado um índice negativo em 12 unidades da federação. Pesquisa realizada ontem na página do TSE na internet indica que ao cadastro geral de eleitores brasileiros foram incluídas 103.662 inscrições, enquanto que no Ceará o crescimento foi de apenas 1.056 eleitores.

Os fatores que podem justificar a redução do eleitorado nesse período são as transferências de domicílio eleitoral e a atualização do cadastro realizada no fim do ano passado pelo TSE, com base em uma listagem de óbitos fornecida pelo INSS, observou o secretário de tecnologia da informação do TRE, Carlos Sampaio, ao lembrar que os eleitores passíveis de cancelamento porque deixaram de votar e não justificaram a ausência nos três últimos pleitos, permanecem cadastrados. Somente em maio o TSE deverá processar o cancelamento das inscrições de quem não regularizar a sua situação até a próxima quinta-feira, dia 14, complementou.

Os municípios cearenses que registraram maior crescimento no eleitorado, de outubro de 2010 a março de 2011, foram Horizonte e Eusébio. Em Horizonte o crescimento foi de 1,71% e em Eusébio foi registrada uma taxa de 1,341% passando de 24.680 para 25.011 eleitores. Convém lembrar que para as eleições de 2010 o município de Eusébio passou por uma revisão no eleitorado com o cadastramento biométrico e quem não participou desse processo teve o seu título cancelado.

Em Altaneira, nesse mesmo período, a diminuição do eleitorado foi de 0,642%, uma das menores, o que implicou numa redução do numero de eleitores de 5.605 (em outubro de 2010) para 5.569  nesse ultimo levantamento,  uma redução de 36 eleitores.

Quem deseja votar nas próximas eleições em Altaneira tem até maio de 2012 para transferir o seu domicilio eleitoral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.