16 de maio de 2022

As primeiras mostras do "estilo Izolda"

Conhecida por seu perfil técnico, a governadora Izolda Cela
começa a criar identidade política (Foto: Fernanda Barros)

No início deste mês, Ciro Gomes (PDT) surpreendeu base aliada e oposição e disparou, em entrevista em Fortaleza, uma série de críticas ao PT e ao MDB do Ceará. A fala, mesmo vindo do principal líder do bloco governista no Estado, seria rebatida minutos depois pela governadora Izolda Cela (PDT), que reforçou importância de "todas" as siglas aliadas.

"Todo o meu respeito à aliança de partidos que ajuda a governar o Ceará e tem contribuído para os muitos avanços do nosso estado", disse. A resposta, vista como inesperada nos bastidores, marcava para aliados os primeiros sinais do surgimento de um "estilo Izolda", revelando face mais política de uma gestora até então conhecida pela postura técnica.

"A Izolda é um quadro técnico, sempre foi uma figura, mesmo quando vice, dos bastidores. Então ela está iniciando, começando a aprender as relações para além do aparato de resultados do governo. Reuniões com prefeitos, deputados, esse tipo de coisa", analisa o cientista político Cleyton Monte, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Neste sentido, ele destaca uma "politização" maior de Izolda nas duas últimas semanas, reforçada principalmente em pautas como a disputa na Justiça entre Ceará e Piauí por limites de municípios. "Essa questão do litígio mesmo, é algo que está tramitando há muito tempo e o governo não se interessava muito, colocava a banho maria. E ela agora tomou a frente das negociações, foi ao Supremo, reforçou investimentos na Ibiapaba", diz.

Para o deputado Idilvan Alencar (PDT), próximo de Izolda, as últimas semanas mostraram que a governadora está forte na disputa pela candidatura do partido, mas que ela não entraria em um "vale-tudo" pela vaga. "Ela é aquela pessoa que não está disposta a picuinhas, a essa coisa pequena. Ela não vai manter pré-candidatura como obsessão. Ela defende um projeto, mas em momento algum vai entrar em uma guerra para ser candidata".

Neste sentido, ele destaca o protagonismo de Izolda em pautas como do aumento da tarifa de energia, da liberação do uso de máscaras no Estado, da ampliação do prazo para empréstimos consignados de servidores e a lei recentemente aprovada para coibir poluição sonora no Estado. "Ela não foi omissa", diz.

Entre outros pontos, o deputado Acrísio Sena (PT) destaca ainda o anúncio feito por Izolda do fim da tarifa de contingência na conta de água do Estado, parcerias anunciadas com a Prefeitura de Fortaleza e a atitude de Izolda durante a polêmica com Ciro. "Em um dos momentos mais tensos da aliança, agiu como estadista, usando palavras equilibradas".

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

"PSD é estratégico", diz RC em viagem a Tauá

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.