30 de maio de 2022

Henrique Avancini é Campeão Pan-Americano no MTB/XCO

Pódio do XCO no pan-americano de MTB (Foto: José María Cabrera)

Henrique Avancini conquistou ontem (29/05) a medalha de ouro e seu segundo título de campeão pan-americano de MTB XCO, no último dia de disputas do Campeonato Pan-Americano de MTB, em Catamarca, na Argentina. O mexicano Gerardo Ulloa foi prata e o argentino Fernando Contreras ficou com a medalha de bronze.

No feminino, a vencedora do XCO da Elite foi a mexicana Daniela Campuzano. A argentina Agustina Apaza foi prata e a norte-americana Kesley Urban ficou com a medalha de bronze.

Na sexta-feira, no short track, Avancini já havia conquistado a medalha de prata, atrás de Ulloa, enquanto o bronze foi para o chileno Martin Vidaurre.

Henrique Avancini, que venceu a disputa em 2015, não disputava o Pan-Americano de MTB desde 2018. A prova, uma das mais tradicionais da América, vale pontos para o ranking mundial e olímpico. 

“Estou muito contente de voltar a competir o Pan-Americano. Pra mim foi surpreendente ver o que as pessoas enxergam em mim, os latino-americanos, o respeito e carinho que recebi do público e atletas nesses dias foi chocante, algo que eu não esperava muito. Depois de um jejum de não competir por alguns anos o Pan-Americano, eu queria muito fazer uma boa participação”, contou.

“No short track eu fiquei muito próximo da vitória. Acredito que eu tenha feito tudo certo, mas como sempre é uma prova muito aberta, agressiva, eu acabei perdendo a prova na última volta. E no XCO eu realmente queria vencer, esse era o único resultado no meu radar. Eu sabia que tinha um adversário muito forte, um cara que vem andando de forma bem expressiva na Copa do Mundo. Tive uma grande batalha com o mexicano Gerardo Ulloa, mas na quarta volta consegui fazer uma boa sequência de ataques e abri um gap considerável”, conta.

“Nas duas últimas voltas eu tentei usar essa vantagem para tentar pilotar de uma forma mais cautelosa, poupar e trazer o equipamento até o final. Então usei os poucos segundos que tinha, às vezes ele tirava em trechos de maior risco, eu tentava repor em trechos de menor risco, e foi assim até o final. Consegui segurar a ponta e conquistar esse título continental mais uma vez. Estou muito feliz com o resultado e com tudo o que esse evento representou pra mim”, completou.

Atleta da equipe Cannondale Factory Racing, Avancini agora volta suas atenções para a Copa do Mundo de Mountain Bike. Entre os dias 10 e 12 de junho ele disputará na Áustria a 4ª etapa da temporada.

Com informações revista Bike Magazine

Leia também:

Pan-Americano de MTB: Avancini é prata e Raiza é bronze no XCC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.