26 de agosto de 2022

Diocese apresenta reconstrução facial e projeto de estátua da Menina Benigna

A divulgação da imagem de Mártir Benigna aconteceu durante
coletiva de imprensa realizada  no Crato (Foto: Divulgação/DC)

A Diocese do Crato apresentou a reconstrução facial da futura primeira beata do Ceará, a menina Benigna Cardoso, de Santana do Cariri. A divulgação da imagem de Mártir Benigna Cardoso aconteceu durante coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (24/08) no Crato, no Cariri cearense. Também foi apresentado o projeto da estátua da Heroína da Castidade, como ficou conhecida Benigna na região do Cariri.

Os passos da reconstrução facial foram baseados a partir de relatos de pessoas próximas à Benigna e fotografias de familiares.

A reconstrução do rosto da menina foi feita através de trabalhos de pesquisa forense e tecnologia 3D do designer brasileiro Cícero Moraes. As informações são do repórter Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri.

De acordo com o coordenador da Comissão de Beatificação da menina Benigna, Padre Wesley Barros, a exatidão do rosto de Benigna foi obtida através de um cruzamento de fotos de alguns de seus familiares. Foram analisados digitalmente os rostos de Cirineu e Alderi, irmãos de Benigna, além de uma sobrinha da jovem.

“Esses três rostos serviram de ponto de partida para que fossem traçadas algumas linhas e chegássemos a uma reconstrução facial. Em seguida, trabalhou a modelagem do que poderia ser o corpo até chegar a uma possibilidade de estátua”, disse o padre.

Ainda segundo o coordenador, foram acrescentados elementos para simbologia religiosa e regional, como também do cotidiano de Benigna, como as sandálias e o pote de água até chegar no projeto 3D da estátua de Benigna.

O momento contou com a presença das irmãs de criação de Benigna, Dona Irani Cisnando e Dona Terezinha Cisnando, como também de Claudiana da Silva, sobrinha neta, e Gildo Carlos da Silva, sobrinho neto da Mártir de Santana do Cariri.

A estátua de Benigna Cardoso vai ser construída em um Santuário na cidade de Santana do Cariri. O monumento terá 20 metros de altura. Todo o complexo de Benigna vai ter um investimento de R$ 18 milhões.

Em 2019, o Papa Francisco autorizou o processo para que a menina Benigna se torne a primeira beata cearense e a quarta mártir do Brasil. A beatificação faz parte do processo para tornar a menina uma santa para a Igreja Católica, faltando à canonização.

De acordo com o Vaticano, a data oficial para a beatificação da menina Benigna Cardoso vai ser no próximo dia 24 de outubro.

Menina Benigna, a heroína da castidade

Benigna Cardoso da Silva foi assassinada de forma brutal no dia 24 de outubro de 1941, quando tinha apenas 13 anos de idade. O responsável por sua morte foi Raimundo Alves Ribeiro, conhecido como Raul.

Na ocasião do crime, o agressor emboscou a jovem enquanto ela ia buscar água no poço e a esfaqueou com golpes de facão.

A motivação da fúria do criminoso se deu após Benigna ter se recusado a ter relações íntimas e amorosas com ele.

O crime chocou os moradores de Inhumas, distrito em que a menina morava, situado no município de Santana do Cariri. Os golpes atingiram a mão direita da menina, os rins, a testa e o pescoço, quase a degolando.

Religiosa e temente a Deus, a Menina Benigna passou a ser vista como heroína da castidade na região, uma vez que moradores associaram sua morte diretamente à recusa sexual.

Mesmo ainda não sendo oficialmente reconhecida como Santa, os fiéis de Santana do Cariri até hoje a tratam dessa forma, a ponto de rezarem pela sua intercessão e visitar seu túmulo.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Benigna de Santana do Cariri será a primeira Beata cearense


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.