1 de agosto de 2022

Holandesas dominam Tour de France Feminino - 2022

Marianne Vos, Annemiek van Vleuten, Shirin van Anrooij e Demi Vollering
no encerramento do Tour de France Femmes 2022 (Foto: Divulgação/ASO)

A holandesa Annemiek van Vleuten (Movistar) conquistou ontem (31/07) a Camisa Amarela e o título de primeira campeã da classificação geral do Tour de France Femmes, organizado pela empresa Zwift, depois de 33 anos, em novo formato. Suas conterrâneas também conquistaram as outras três camisas em disputa. 

Demi Vollering (SD Worx) foi vice-campeã na classificação geral e ganhou a camisa de bolinhas da classificação de montanha. Na classificação por pontos, a camisa verde ficou com Marianne Vos (Jumbo-Visma), que chegou a liderar a classificação geral durante cinco etapas, e a camisa branca de melhor jovem encerrou com Shirin van Anrooij (Trek – Segafredo).

A polonesa Kasia Niewiadoma (Canyon/Sram) completou o pódio da classificação geral desta primeira edição da competição em oito etapas.

A vitória de Annemiek van Vleuten (Movistar) foi com emoção, depois que problemas mecânicos a obrigaram a trocar de bike em três ocasiões, depois de já ter feito uma troca na zona neutra no início da etapa.

Na etapa final Van Vleuten atacou a 6 km do topo e alcançou as últimas escapadas com 5,5 km para a chegada. Vollering saiu na perseguição, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Van Vleuten, que cruzou com 30 segundos de vantagem e encerrou a disputa com 3min48s de vantagem com a camisa amarela.

“Ganhar com a camisa amarela em La Planche des Belles Filles era algo que eu queria desde que fizemos o reconhecimento. Foi o melhor que pude pensar para terminar. Gostei muito com todos os espectadores gritando quando eu estava subindo e descendo também. Depois de estar doente nos dias 2 e 3, não posso acreditar que estou aqui com a camisa. Isso tornou tudo muito difícil”, comentou a holandesa.

Sobre a competição, Van Vleuten destacou os desafios. “Acho que foi um percurso muito bom e equilibrado, com sprints, etapas intermediárias e dois dias difíceis nas montanhas. Foi muito mais difícil do que as outras corridas de etapas que costumamos fazer. Me senti parte do Tour”, completou.

Canyon-SRAM Racing foi a melhor equipe geral, batendo FDJ-Suez-Futuroscope e Trek-Segafredo.

A corrida cobriu 1.029 quilômetros (639 milhas) no leste da França, terminando no topo de La Super Planche des Belles Filles.

Este foi o primeiro Tour de France feminino desde 1989.

Com informações portal Bike Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.