26 de agosto de 2022

Lula no JN: Confira os memes e reações dos internautas à entrevista

A entrevista do ex-presidente Lula foi o assunto mais
comentado no Twitter (Foto: Reprodução/Tv Globo)

A entrevista de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Jornal Nacional, na noite de ontem (25/08), rendeu debates e memes na internet. O ex-presidente e atual candidato ao Planalto foi o assunto mais comentado no Twitter, ocupando os nove primeiros tópicos da rede.

Para comentar a participação do presidenciável no principal noticiário da Rede Globo, os internautas usaram as hastags “Lula no JN”, “Bonner”, “Lulinha”, “Ladrão no JN”, “Meu Presidente”, “Bobo da Corte”, entre outras que revelam a polarização destas eleições. A maioria dos termos utilizados são marcados por apoiadores reforçando a preferência pelo candidato petista. “Eu era 100% Lula. Agora, depois dessa entrevista no Jornal Nacional, eu sou 1340% Luiz Inácio Lula da Silva! É Lula presidente”, afirmou Antonia Pellegrino. 

“Que homem Brasil. A inteligência em suas respostas é contagiante, tô com você Lulinha”, declarou um internauta identificado como José. Os apoiadores do candidato também se reuniram em frente aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, onde a entrevista foi realizada, para ver a chegada de Lula e divulgaram nas redes sociais vídeos do momento. “Mostre o que você tem para o Brasil!”, exclamou um eleitor do presidenciável.

Algumas falas do candidato também geraram reações nas redes sociais. “Paulo Freire” e “Bobo da Corte” ficaram entre os 20 assuntos mais comentados do Twitter durante e após a entrevista. “Cada um cita seu próprio ídolo…Uns citam Ustra. Outros citam Paulo Freire”, destacou a jornalista Leilane Neubarth, em referência às falas de Bolsonaro referentes ao coronel do período militar, Carlos Alberto Brilhante Ustra.

O momento em que Lula criticou Bolsonaro e o chamou de bobo da corte foi outro dos pontos destacados pelos twitteiros. “Lula: ‘O Bolsonaro parece o bobo da corte’, e foi bem aqui que ele disse tudo”, ressaltou a página chamada Nazaré Amarga, que tem mais de três milhões de seguidores na rede social do passarinho.

Jornalistas e famosos comentam a entrevista

Diversos famosos aproveitaram a entrevista de Lula ao Jornal Nacional para declararem apoio ao candidato. O youtuber Fellipe Neto, a cantora Anitta, a influenciadora Bianca Andrade (Boca Rosa), o cantor Caetano Veloso, a ex-BBB Ana Paula Renault, a atriz Maria Bopp, a cantora Zélia Duncan, entre outros, comentaram sobre a participação do petista. “Lula ressaltando a importância dos votos para o legislativo. A eleição não é só para presidente, temos aí deputados e também senadores. Temos que colocar, além do Lula, representantes que legislem a nosso favor, a favor do povo, que requeiram e protejam nossos direitos”, opinou Renault.

“Em pouco mais de um mês, vamos ter novas eleições e talvez sejam as mais importantes dos últimos tempos. Eu tenho estudado muito sobre os meus candidatos e por isso, neste ano, meu voto é no Lula”, declarou Bianca Andrade.

O casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso também anunciaram apoio à Lula. “Bonner já tá chamando Lula de presidente. E eu também”, afirmou Bruno. “Como é bom ouvir um presidente falar, chega a dar um alívio”, comentou Giovanna sobre a participação do candidato no JN.

Já Anitta compartilhou, no Instagram, o trecho da entrevista de Lula em que ele diz que Bolsonaro “parece o bobo da corte” e escreveu “boa noite”. Caetano Veloso foi mais enfático em sua opinião sobre as falas de Lula. “Chorei vendo Lula no JN. Mais do que quando votei nele em 2002. Tanto da nossa história!”, revelou. Apesar de ter confessado a emoção, Caetano declarou que, falando com a razão, seu voto é em Ciro, mas que Lula o arrebatou. “Sou um brasileiro típico. Voto em Lula”, afirmou.

Além dos famosos, jornalistas compartilharam suas impressões sobre a sabatina e, alguns, chegaram a declarar o voto no petista. “Que momento histórico. Lula com sangue nos olhos para voltar a ser presidente, de certo ajudou a ampliar a esperança de muitos brasileiros com essa entrevista de país, profunda, propositiva e afiada até em perguntas espinhosas. A esperança é muito melhor que o ódio”, disse George Marques.

A jornalista Miriam Leitão, alvo constante de ataques de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, afirmou, por meio das redes sociais, que Lula foi “muito bem na entrevista do JN”. “Ele não se intimidou nas perguntas delicadas da corrupção, até agradeceu. Fez frases de fácil comunicação. Acertou o tom, não se irritou. Conseguiu contornar a dificuldade de explicar o governo Dilma”, pontuou Miriam.

A antropóloga Débora Diniz foi outra a usar o Twitter para expressar suas opiniões. “Bolsonaro ouviu Lula o descrevendo como “bobo da corte”. Vai ter pesadelos hoje.”, brincou. “Minuto final. Lula já provou que cuida do povo. Nós, professores, esperamos o seu cuidado”, garantiu Débora.

Opositores sobem a hashtag “Ladrão no JN”

Diante da polarização, críticas não faltaram às falas de Lula e à postura dos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos. Com o termo “Ladrão no JN”, opositores do candidato petista reforçaram nas redes sociais os episódios de corrupção envolvendo o nome do ex-presidente e o partido ao qual pertence.

“Um ladrão de terno e gravata, sendo entrevistado como candidato a presidente da República, vergonha da justiça”, comentou um usuário do Twitter identificado pelas letras OLV. “De acordo com o Lula, se eu sou corrupto e confesso minha corrupção, automaticamente eu deixo de ser corrupto”, tuitou outro opositor, Paulo Cesar.

A Rede Globo foi outro alvo de críticas dos internautas. Apoiadores do presidente Bolsonaro acusaram a emissora de ser parcial. “Que absurdo ver a TV Globo claramente parcial com o Lula. Estão fazendo perguntas bestas e ainda estão dando um palanque para esse cara falar absurdos. Só apoia quem é muito idiotia”, opinou Kalilo Lisboa, identificado no Twitter como empresário e patriota.

Assim como na entrevista de Bolsonaro, em que Bonner e Renata foram acusados de hostilidade, os internautas voltaram a criticar os apresentadores. “A impressão que dá é que o Bonner e a Renata quase estão pedindo desculpa pra fazer perguntas. Mudança de postura interessante”, comentou Camila Davd.

Com informações portal Correio Braziliense


Clique aqui e confira os memes da entrevista do ex-presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.