26 de agosto de 2022

RC x Elmano: agora é guerra por Carlos Mazza

Roberto Cláudio e Elmano Freitas disputam uma vaga no
segundo turno das eleições no Ceará 
(Foto: Reprodução/TSE)

Nova rodada da pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará, divulgada na tarde de ontem pelo O POVO, reforça: ainda que Capitão Wagner (UB) siga isolado na liderança, a tendência agora é que esquente agora a disputa entre Roberto Cláudio (PDT) e Elmano Freitas (PT) de olho em uma das vagas no 2º turno da disputa.

Pelo cenário, quem tem favoritismo maior para uma das vagas na 2ª etapa da disputa é Wagner, que aparece na pesquisa estimulada com 37% das intenções de voto. O índice, apenas 1 ponto percentual a menos que os 38% registrados no início de agosto, mostra ainda certa estabilidade entre o eleitorado de Wagner. Vale lembrar que, na pesquisa passada, 73% dos eleitores do militar descartaram qualquer mudança de voto.

A outra vaga, portanto, deverá ser disputada a ferro e fogo entre o candidato do PDT, Roberto Cláudio, que oscilou negativamente três pontos, passando de 28% para 25%, e o candidato do PT, Elmano Freitas, que cresceu 7 pontos e foi de 13% para 20%. A preço de hoje, ambos possuem chances reais de chegarem ao 2º turno, o que sinaliza uma briga acirrada entre os dois nos meses de campanha eleitoral e principalmente no tempo de TV.

Com a oscilação de RC e o crescimento de Elmano, a tendência é que a corrida estadual vire, já a partir de agora, uma briga direta entre PT e PDT. Com muito chumbo para trocar entre si, os agora ex-aliados podem acabar polarizando o debate da sucessão no Ceará. Como bem destacou o colega Érico Firmo em uma análise divulgada ontem, Elmano "chegou, mas passar é outra coisa".

O cenário lembra até, com polos trocados, a configuração que marcou a disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2020, quando a polarização entre José Sarto (PDT) e Luizianne Lins (PT) esquentou o debate político e praticamente pautou o 1º turno da eleição, ainda que Capitão Wagner estivesse isolado à frente. A se julgar pelas primeiras semanas de campanha, tanto RC quanto Elmano e Camilo Santana (PT) não descartam a luta.

A polarização do debate

Com o seu resultado na pesquisa, Capitão Wagner reforça tese que já podia ser percebida na pesquisa anterior, que apontava grau mais elevado de convicção do voto entre seus eleitores. Nada que surpreenda, uma vez que ele é o candidato há mais tempo colocado na disputa e é o nome mais consolidado como voz de oposição aos Ferreira Gomes no Estado.

O favoritismo de Wagner para uma das vagas do segundo turno não é, no entanto, absoluto. Embora siga isolado na liderança, a pouca mudança do candidato entre os dois levantamentos, ocorrida ao mesmo tempo em que Elmano Freitas (PT) cresce sete pontos, sinaliza uma dificuldade - a ser confirmada com novas pesquisas - da campanha feita até agora pelo candidato de "furar a bolha" e conquistar novos eleitores.

Com o início do Horário Eleitoral Gratuito - que praticamente marca também o início de uma nova campanha - Wagner terá ainda em frente dois novos desafios. O primeiro é a alta expectativa de crescimento de Elmano, esperada inclusive pela campanha de Wagner, uma vez que será na televisão que ele irá explorar seu principal trunfo na disputa, a proximidade com o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador Camilo Santana (PT). Já RC ainda tem, por outro lado, a vantagem de ir melhor no 2º turno contra Wagner.

Vale destacar que, em pesquisas de vários institutos, Lula e Elmano são os principais eleitores do Ceará, influenciando positivamente o voto de todo o Estado, principalmente no Interior. Neste contexto, surge também a segunda dificuldade de Wagner: o risco de uma possível polarização entre PT e PDT, praticamente confirmada para o 1º turno, virar o principal "tema" da campanha deste ano.

A briga pode ser até boa para o Capitão na primeira etapa da corrida, mas traz o risco de ser má notícia no 2º turno - principalmente se setores do PT ou do PDT se unam contra o candidato do União Brasil.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:

O maior perigo para Roberto Cláudio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.