20 de abril de 2021

Açude Pajeú em Altaneira sangra pelo quinto ano consecutivo

Sangradouro do Açude Pajeú em 19 de abril de 2021 (Foto: João Alves)

O Açude do Valério, popularmente conhecido por Pajeú, localizado no Sítio Valério, em Altaneira atingiu a cota máxima na manhã de ontem (19/04) e transbordou. O fato mais uma vez foi registrado pelo agricultor Cícero Marculino de Sousa, mais conhecido como Filó, que registrou um vídeo com seu aparelho celular.

É primeira vez nos últimos 20 anos que o Açude Pajeú sangra cinco anos consecutivos. Na década passada o reservatório atingiu a capacidade máxima em quatro anos seguidos de 2006 a 2009. Os dados são do Portal Hidrológico do Ceará.

Em janeiro de 2017 o reservatório contava com apenas 6,99%, mas em março daquele ano o açude sangrou depois de cinco de anos de seca. O feito se repetiu em maio de 2018 e em março de 2019 e no mesmo mês em 2020.

O reservatório é monitorado pela COGERH e abastece a cidade de Altaneira (Foto: João Alves)

Na virada do ano de 2020/2021 o Açude Pajeú estava com pouco mais 73%, manteve-se com pequenas alterações ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, mas a partir do dia 19 de março foi aumentando o seu volume e ontem atingiu a sua capacidade máxima.

Ainda na tarde o radialista João Alves visitou o reservatório e fez o registro da sangria do açude.

Clique aqui e confira o primeiro registro da sangria do Pajeú em 2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.