21 de abril de 2021

Com Sputnik V, Ceará poderia vacinar mais de 40% da população

Governadores cobram celeridade em vacinas ao ministro Queiroga  (Foto: Ailton Freitas)


Se todas as 5,87 milhões de doses da vacina da Sputnik V adquiridas pelo governo do Ceará vierem para o Estado, será possível vacinar 43,5% da população. Somada às doses já recebidas da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca, a vacinação no Ceará chegaria a quase 4 milhões dos 9,1 milhões de habitantes do Estado. Porém, existe a possibilidade de elas serem incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Se for o caso, as doses do imunizante russo adquiridas pelo Ceará e por outros estados serão distribuídas de forma proporcional entre as unidades federativas. O tema foi tratado ontem, 20, em reunião de governadores com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas ainda não foi definido. No encontro, do qual Camilo Santana (PT) participou, os gestores estaduais pediram mais celeridade no envio de vacina.

O Ceará atingiria o total de 7.980.250 doses de vacinas com a chegada dessas doses da Sputnik V. Como os três imunizantes precisam da aplicação de duas doses, seria o suficiente para que, ao todo, 3.990.125 pessoas acima de 18 anos fossem contempladas. A população cearense — de todas as idades — era de 9.166.913 habitantes em 2019, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), na Pesquisa Regional por Amostras de Domicílio (Prad).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou ontem, em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), suspensão do prazo de 30 dias para decidir sobre a importação excepcional e temporária da Sputnik V. O intervalo começou a contar em 29 de março, por conta de pedido administrativo feito pelo governo do Maranhão, e contempla o Ceará, conforme determinou o ministro Ricardo Lewandowski.

Na segunda-feira, o Instituto Gamaleya e o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF) anunciaram que a Sputnik V tem eficácia de 97,6% no "mundo real". A conclusão foi de cientistas russos, a partir de avaliação de 3,8 milhões de pessoas que receberam as duas doses. A nova taxa de eficácia é mais alta que a de 91,6% destacada em resultados de um estudo publicado na revista médica The Lancet no início do ano.

"Esses dados confirmam que a Sputnik V tem uma das melhores taxas de proteção contra o coronavírus entre todas as vacinas disponíveis", afirmou Kirill Dmitriev, diretor do RDIF, que está apoiando o desenvolvimento do imunizante. Em nota, foi informado que a incidência de infecções foi calculada a partir do 35º dia após a primeira aplicação, mostrando taxa de incidência de 0,027%.

O comunicado também aponta que a incidência de infecção entre adultos não vacinados, durante um período considerável após o lançamento do programa de vacinação em massa na Rússia, foi de 1,1%. Não foi especificado o intervalo de datas utilizado. Os resultados do estudo devem ser publicados em uma revista médica no próximo mês.

Aprovado em mais de 60 países, o imunizante vai passar a ser produzido na Argentina. O laboratório Richmond já produziu um primeiro lote de 21 mil doses, que foram levadas para controle de qualidade do Instituto Gamaleya, e a produção em larga escala começará em junho.

O governador Camilo Santana (PT) participou ontem de reunião de governadores brasileiros com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar do cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI). Na ocasião, os chefes de Executivo estaduais cobraram maior velocidade do Governo Federal no envio de vacinas para os estados.

“Reforçamos a importância de maior celeridade na aquisição e distribuição de vacinas aos estados. Só com vacinação em massa da nossa população conseguiremos superar de vez essa pandemia”, disse Camilo Santana, em mensagem nas redes sociais.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Covid está mais grave e restrições mais frouxas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.