3 de abril de 2021

Cresce número de mortes por Covid-19 no Ceará. Novos casos se mantêm estáveis

O governador decidirá amanhã, após análise dos dados, sobre a prorrogação do isolamento social rígido ou o início da abertura no Ceará  (Foto: Reprodução/Facebook)

Entre 21 e 27 de março, houve aumento de 40,6% no número de óbitos por Covid-19 registrados no Ceará, quando comparado à semana anterior, entre os dias 14 e 20. Foram 568 registros em todo o Estado. Enquanto aponta aumento significativo nos novos óbitos pela doença, o boletim epidemiológico relativo à Covid-19 publicado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ontem (02/04) mostra estabilidade no incremento de novos casos em relação à semana anterior, que apontava queda no índice.

Foram 8.717 novas confirmações da doença no Estado no período entre os dias 21 e 27, número próximo ao que foi indicado no boletim epidemiológico divulgado no dia 26 de março. Naquela data, o documento apontava 8.574 novos casos no intervalo de 14 a 20 de março — 14,4% a menos do que os 10.011 registros de 7 a 13 de março.

O boletim epidemiológico da Sesa utiliza dados computados até 27 de março, dia em que se encerrou a semanas epidemiológicas (SE) 12, última completa até a presente data. As informações referentes à atual semana epidemiológica — SE 13 — serão disponibilizadas no próximo documento da Secretaria, normalmente publicado às sextas-feiras.

As semanas epidemiológicas são um período padrão que agrupam óbitos e outros eventos epidemiológicos. Elas são contadas de domingo a sábado por convenção internacional. O calendário epidemiológico 2021 pode ser conferido no site do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Na análise das semanas 8 e 9, de 21 de fevereiro a 6 de março, com as semanas 10 e 11, de 7 a 20 de março, o Interior apresentou aumento tanto de casos confirmados (11,5%) quanto de novos óbitos (43,5%), apesar dos diferentes cenários entre as regiões. Já a Capital apresentou diminuição de 11,6% no registro de novos casos e aumento de 48,8% nos novos óbitos.

Em todo o período da pandemia no Estado, o Ceará soma mais de 547,4 mil casos confirmados de Covid-19 e 14.305 óbitos pela doença, segundo informações atualizadas nesta sexta-feira, 2, às 16h58min, no IntegraSus, plataforma da Sesa. Foram 3.660 casos e 40 óbitos registrados no sistema em relação aos números informados na plataforma na quinta-feira, 1º, às 18h42min.

Na noite ontem, às 19h07min, 936 pessoas estavam na fila por um leito no Ceará — a maioria com mais de 60 anos. Delas, 529 aguardavam transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 407, para leitos de enfermaria. A taxa de ocupação das UTIs no Estado era de 92,32%, às 22h04min.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou na última quinta-feira (01/04), que a decisão sobre a prorrogação do isolamento social rígido ou o início da abertura no Ceará será anunciada amanhã.

O adiamento foi decidido mais cedo, "após uma longa reunião" do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. O grupo deve realizar nova deliberação ao final do próximo domingo, 4, e anunciar se o isolamento rígido continua ou se o Estado inicia processo de reabertura gradual. A determinação já começará a valer na segunda-feira, conforme o governador.

"Nossa decisão foi adiar a reunião para domingo para avaliar os números de quinta-feira, sexta-feira e sábado. Vamos avaliar os números nos próximos dias para tomar uma decisão com muita responsabilidade, com muita segurança e para que não haja retrocesso no Ceará", explicou Camilo em transmissão nas redes sociais.

Segundo ele, os números seguem em uma tendência de estabilização, já com a queda no numero de casos. "Mas ainda estamos em um momento delicado porque ainda há uma pressão enorme no sistema de saúde, pela demanda de casos de Covid-19 por internamento", detalhou.

Durante a live, o governador fez um agradecimento os Instituto Butantan, responsável pela produção CoronaVac. "Se não fosse o Butantan, que muitos não acreditavam, não teríamos vacina hoje no Brasil. Queria agradecer ao Instituto que nos últimos três meses tem garantido as doses de vacinas ao povo brasileiro", agradeceu.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Ceará registra 547,4 mil casos confirmados de Covid-19 e 14.305 mortes pela doença


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.